José Múcio pode sair, e Lula avalia novo Ministro da Defesa

direitaonline



Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está considerando mudanças em seu governo, com foco na possível saída do ministro da Defesa, José Múcio. Segundo a jornalista Mônica Bergamo, Múcio tem uma relação excelente com os comandos das Forças Armadas, o que o tornou uma figura importante no governo.



No entanto, conforme a reportagem, fontes próximas afirmam que “a substituição de Múcio não será tarefa trivial”, e Lula está avaliando ‘nomes de peso’ para o cargo.

De acordo com Mônica Bergamo, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB-SP) é um dos nomes mais cotados para assumir o Ministério da Defesa, sendo considerado alguém com a “serenidade e a autoridade necessárias ao cargo”.

Se Alckmin for deslocado para a Defesa, ele deixaria o ‘Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços’, e, conforme a jornalista, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, assumiria sua vaga, em uma movimentação que reforçaria o governo em uma possível reforma ministerial.



Além da Defesa, segundo a colunista, outras mudanças no governo estão sendo discutidas, incluindo a Secretaria de Comunicação (Secom). Mônica Bergamo antecipou que o publicitário Sidônio Palmeira foi convidado para substituir o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) na pasta.

A mudança, considerada prioritária, poderia levar Pimenta a retornar ao Congresso Nacional como líder do governo. “O presidente gosta dele e o considera combativo e preparado para um embate legislativo cada vez mais duro”, destacam fontes próximas à administração, conforme a reportagem.



Outro ponto de discussão, conforme a jornalista, envolve a Secretaria de Relações Institucionais. Lula cogita transferir o atual ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa (Republicanos-PE), para a pasta, o que abriria espaço para o deslocamento de Alexandre Padilha (PT-SP), atual titular da Secretaria, para o Ministério da Saúde ou a Secretaria-Geral, caso Márcio Macedo, atual secretário-geral, seja removido.



No entanto, de acordo com a jornalista, alguns obstáculos ainda precisam ser superados. Paulo Pimenta sinalizou que prefere permanecer no governo, o que poderia levá-lo à Secretaria-Geral.

Além disso, Lula enfrenta resistência para mexer no cargo de Márcio Macedo, que tem uma forte ligação com o petista, tendo sido tesoureiro de sua campanha em 2022. E mais: Mendonça pede vista, suspende decisão do STF sobre redes sociais e faz alerta sobre democracia. Clique AQUI para ver. (Foto: EBC; Fonte: Folha de SP)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Gabriel Galípolo nega que disparada do dólar seja por 'ataque especulativo'

O economista Gabriel Galípolo, que assumirá a presidência do Banco Central em janeiro de 2025, afirmou nesta quinta-feira (19) que o termo “ataque especulativo” não reflete adequadamente o comportamento do mercado cambial atual. A declaração foi dada durante uma entrevista coletiva em Brasília, onde foi apresentado o relatório de inflação […]