A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) solicitou nesta quinta-feira (18 de janeiro de 2024) a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso para investigar o alegado “abuso de autoridade” por parte do Judiciário.
A declaração da parlamentar veio após a operação da Polícia Federal (PF) que teve o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) como um dos alvos de busca e apreensão, com foco no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Zambelli também mencionou as votações de Propostas de Emendas à Constituição (PECs) relacionadas a alterações no funcionamento dos tribunais superiores.
Em uma publicação no Twitter, Zambelli afirmou ter enviado seis pedidos de impeachment de ministros do STF, todos supostamente negados pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A deputada argumentou que a omissão do Senado, liderado por Pacheco, causa danos irreparáveis ao país ao deixar de apreciar e pautar pedidos de impeachment que abordam o suposto abuso de autoridade de ministros do STF. Ela também criticou a falta de votação de pautas e projetos importantes para combater o que ela caracteriza como uma ditadura no país.
Zambelli destacou a ação da PF contra Carlos Jordy como exemplo do que considera um “abuso de poder” do Judiciário, acusando a autorização de buscas e apreensões “em casas de pessoas honestas, pelo fato de serem oposicionistas a esse desgoverno”. A deputada afirmou que a Justiça no Brasil tem um lado, não utiliza vendas e que o equilíbrio em sua balança está em flagrante desequilíbrio. Confira abaixo!
A Justiça no Brasil tem lado, não usa vendas e o fiel da sua balança está em flagrante desequilíbrio.
O Senado, por meio de seu Presidente @rodrigopacheco se omite e causa dano irreparável ao País, quando deixa de apreciar e pautar pedidos de impeachment que versam sobre o…
— Carla Zambelli (@Zambelli2210) January 18, 2024