A Meta começará a exibir anúncios dentro do WhatsApp a partir desta segunda-feira (16), marcando uma nova fase na monetização do aplicativo de mensagens.
Os anúncios estarão concentrados na aba “Atualizações”, que abriga recursos como o Status e os Canais, mantendo as conversas privadas fora dessa dinâmica.
Segundo a Meta, o Status — a versão do WhatsApp para Stories que somem após 24 horas — atrai cerca de 1,5 bilhão de visualizações diárias e passará a incluir anúncios nesse espaço.
Além disso, os anunciantes poderão promover seus Canais para ganhar destaque na mesma aba. Os Canais funcionam como listas de transmissão onde marcas, influenciadores e personalidades divulgam mensagens para grandes audiências.
Como parte da nova estratégia, os donos de Canais também poderão cobrar assinaturas de seus seguidores, oferecendo conteúdo exclusivo. A princípio, a Meta não ficará com parte da receita, mas planeja passar a reter 10% dessas vendas no futuro, conforme revelou Alice Newton Rex, vice-presidente de produto do WhatsApp.
A iniciativa integra os esforços da Meta para diversificar sua receita enquanto investe fortemente em inteligência artificial.
Em 2025, a empresa ampliou seus investimentos em IA generativa e, segundo fontes, aportou US$ 14,3 bilhões por 49% da Scale AI, uma startup especializada em rotulagem de dados para IA.
Desde a aquisição do WhatsApp por US$ 19 bilhões em 2014, a Meta vinha adotando uma abordagem cautelosa para monetizar o app, evitando a publicidade direta em um ambiente de mensagens privadas.
Em vez disso, focou no uso comercial da plataforma, especialmente em países como Índia e Brasil, onde o WhatsApp tem grande penetração, oferecendo ferramentas de pagamento e de interação entre empresas e consumidores.
Mesmo com entraves regulatórios no setor de pagamentos, a Meta já fatura com anúncios no Instagram e Facebook que direcionam usuários para contatos via WhatsApp. Também permite que empresas paguem para enviar mensagens a clientes que aceitaram receber comunicações.
A nova fase da publicidade no WhatsApp começa a ser implementada globalmente, mas a empresa alerta que os usuários poderão levar algum tempo até visualizar os novos formatos em seus dispositivos. (Foto: PixaBay; Fonte: InfoMoney)
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