Uma erupção vulcânica começou na noite de segunda-feira (18) na Península de Reykjanes, na Islândia, tornando o céu laranja e colocando a defesa civil do país em alerta máximo.
A erupção parece ter ocorrido a cerca de quatro quilómetros (2,4 milhas) da cidade de Grindavik, disse o Gabinete Meteorológico da Islândia. Imagens mostram o momento da erupção como um flash de luz iluminando o céu às 22h17, horário local. À medida que a erupção se espalhava, o magma, ou rocha semifundida, podia ser visto sendo expelido ao longo do cume de uma colina.
“O fluxo de magma parece ser de pelo menos cem metros cúbicos por segundo, talvez mais. Portanto, isto seria considerado uma grande erupção nesta área, pelo menos”, disse Vidir Reynisson, chefe da Proteção Civil e Gestão de Emergências da Islândia, à emissora pública islandesa, RUV.
Em novembro, a polícia evacuou a cidade ou Grindavik depois que uma forte atividade sísmica na área danificou casas e levantou temores de uma erupção iminente.
A Islândia fica acima de um ponto quente vulcânico no Atlântico Norte e tem uma erupção média a cada quatro ou cinco anos. A mais perturbadora nos últimos tempos foi a erupção do vulcão Eyjafjallajokull em 2010, que expeliu enormes nuvens de cinzas na atmosfera e impediu voos em toda a Europa durante dias devido ao receio de que as cinzas pudessem danificar os motores dos aviões.
Os cientistas dizem que uma nova erupção provavelmente produziria lava, mas não uma nuvem de cinzas.
O ministro das Relações Exteriores da Islândia, Bjarne Benediktsson, disse no Twitter que “não há interrupções nos voos de e para a Islândia e os corredores de voos internacionais permanecem abertos”.
Um helicóptero da guarda costeira tentará confirmar a localização exata – e o tamanho – da erupção e também medirá as emissões de gases.
Grindavik, uma cidade-dormitório de 3.400 habitantes, fica na Península de Reykjanes, cerca de 50 quilómetros (31 milhas) a sudoeste da capital, Reykjavik, e não muito longe do Aeroporto de Keflavik, a principal instalação da Islândia para voos internacionais.
⏯️ Veja vulcão da Islândia em plena atividade a partir de um helicóptero.
Após terremotos, vulcão na Islândia entrou em erupção na noite de segunda-feira (18/12). Outra câmera registou início exato da erupção.
Leia: https://t.co/QTALmoMgAA pic.twitter.com/sOJ1FTLhgU
— Metrópoles (@Metropoles) December 19, 2023
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander