A Volkswagen do Brasil solicitou ao BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) um empréstimo de R$ 304 milhões, visando modernizar suas unidades fabris no país. O crédito será concedido por meio do programa BNDES Mais Inovação e terá como foco a digitalização, automação e integração de inteligência artificial nas plantas da montadora.
De acordo com a Volkswagen, todas as suas fábricas no Brasil serão beneficiadas, incluindo as localizadas em São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos, no estado de São Paulo, e em São José dos Pinhais, no Paraná. O investimento permitirá a implementação de simuladores para desenvolvimento de novos projetos e impressoras 3D para a produção de peças utilizadas em protótipos, entre outras inovações tecnológicas.
Esse movimento faz parte do maior ciclo de investimentos da empresa no Brasil, que prevê a injeção de R$ 16 bilhões até 2028, com o lançamento de 16 novos veículos, incluindo modelos híbridos flex. Entre os destaques estão uma picape cabine dupla e um SUV compacto que será posicionado abaixo do T-Cross.
Enquanto a Volkswagen está investindo fortemente no Brasil, sua matriz na Alemanha enfrenta dificuldades financeiras. A empresa, que anunciou o fim da garantia de empregos no país europeu, enfrenta protestos de sindicatos devido ao possível fechamento de fábricas. As dificuldades estão ligadas aos investimentos realizados na eletrificação de veículos, paralelamente à perda de mercado na China, onde a montadora foi líder por muitos anos.
No primeiro semestre de 2024, a Volkswagen vendeu 1,27 milhão de veículos no mercado chinês, ficando atrás da BYD, com 1,61 milhão de unidades, e próxima da Chery, que comercializou 1,06 milhão de veículos. Os dados são da Associação Chinesa das Montadoras (CAAM).
Apesar das dificuldades no mercado global, a Volkswagen tem registrado bons resultados no Brasil. Segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a montadora comercializou 241,5 mil carros de passeio e comerciais leves no Brasil entre janeiro e agosto de 2024, um crescimento de 15,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Esse cenário positivo no Brasil vem em um momento no qual a empresa enfrenta desafios no exterior. Em março de 2023, a Volkswagen anunciou um investimento global de 180 bilhões de euros, com foco nas operações na China e nos Estados Unidos, enquanto o Brasil acabou se tornando um elemento-chave na estratégia de recuperação da montadora. E mais: Após 25 anos do crime, filha se torna policial e prende assassino do pai em Roraima. Clique AQUI para ver. (Foto; reprodução redes sociais; Fonte: Folha de SP)