Foto: reprodução vídeo | Fonte: O Globo
Um vídeo que evidencia o impacto devastador das drogas nas ruas de São Francisco, nos EUA, voltou a se tornar viral nas redes sociais nesta semana. A cidade californiana está à beira de superar seu próprio recorde anual de mortes por overdose.
De acordo com o “San Francisco Chronicle”, citando relatórios do médico legista-chefe da cidade, estima-se que o número de mortes em decorrência do abuso de “drogas zumbi” em 2021 tenha alcançado 845, ultrapassando o recorde anterior de 725, registrado em 2020.
Tom Wolf, ex-usuário de drogas e atual ativista pela reabilitação, declarou à Fox News: “Há tanto fentanil que contaminou outras drogas vendidas nas ruas, como metanfetamina e crack. Está em tudo. Vejo sofrimento e desespero em muitos quarteirões.”
Os dados do médico legista-chefe revelam que, das 563 mortes por overdose, 456 envolveram o uso de fentanil. Janeiro e agosto foram os meses mais críticos, registrando 84 mortes cada, quase três casos por dia. Em 2017, o Departamento de Saúde Pública da cidade reportou que 36 das 222 mortes por overdose envolviam fentanil.
➡️ Um vídeo que mostra o impacto das drog4s nas ruas de São Francisco (EUA) viralizou nas redes sociais esta semana. A cidade está perto de superar o recorde anual de mortes por ov3rdose causado por uma "epidemia" de fent4nil e xilaz1na. pic.twitter.com/uLT3TqbHwA
— Metrópoles (@Metropoles) January 14, 2024