O comércio varejista enfrentou um revés significativo em fevereiro de 2024, marcando uma queda de 4,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Essa tendência, que já havia sido observada em janeiro, parece persistir, conforme revelado pela 14ª edição do ‘Índice de Atividade Econômica Stone Varejo’, que analisa transações realizadas por meio de cartões, vouchers e pix dentro do universo da StoneCo.
Embora esse declínio represente o segundo mês consecutivo de retração, contrastando com o crescimento de 2,6% registrado em dezembro de 2023 em relação a 2022, especialistas como Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone responsável pelo estudo, afirmam que “ainda não são suficientes para confirmar alteração de tendência”.
Os setores mais afetados foram os de tecidos, vestuário e calçados, que registraram uma queda anual de 11,6% em fevereiro. Na sequência, destacam-se os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-6,5%); móveis e eletrodomésticos (-4,3%); material de construção (-2,8%); e livros, jornais, revistas e papelaria (-2,4%). Apenas o segmento de artigos farmacêuticos apresentou crescimento, com +2,3%.
Regionalmente, Alagoas (-18,4%), Espírito Santo (-10,4%), Pará (-9,3%), Pernambuco (-8,6%), Rio Grande do Sul (-7,5%) e Santa Catarina (-6,7%) lideraram as quedas nas vendas do varejo. Apenas três estados apresentaram crescimento: Acre (+2,8%), Piauí (+1,8%) e Mato Grosso do Sul (+0,3%). (Foto: EBC; Fonte: CNN)