O Banco Central (BC) revelou nesta quinta-feira (19) um incidente de segurança que comprometeu dados pessoais relacionados a 150 chaves Pix mantidas pela SHPP Brasil Instituição de Pagamento e Serviços de Pagamentos, responsável pelo app de compras Shopee. A reportagem é do InfoMoney.
De acordo com o BC, o vazamento, ocorrido entre os dias 2 e 4 de setembro, foi provocado por falhas pontuais nos sistemas da instituição de pagamento. Apesar do incidente, o BC garantiu que não houve exposição de informações sensíveis, como senhas, transações ou saldos financeiros.
Os dados acessados eram de natureza cadastral, incluindo nome, CPF, instituição financeira, agência, número e tipo de conta. Conforme o Banco Central, essas informações não permitem a realização de movimentações ou acesso a outras informações financeiras dos clientes.
Após a detecção do problema, o BC tomou as medidas necessárias para investigar detalhadamente o caso e informou que as penalidades previstas na regulação serão aplicadas à instituição responsável.
Os usuários afetados serão notificados diretamente pelos canais oficiais das instituições financeiras, como o aplicativo ou internet banking. O Banco Central alertou que não faz comunicações por mensagens, ligações, SMS ou e-mails, reforçando que tais meios não serão utilizados para avisar sobre o vazamento. E mais: Orações e desespero: vídeo mostra passageiros em pânico no momento em que avião é atingido por tempestade na Colômbia. Clique AQUI para ver. (Foto: PixaBay; Fonte: InfoMoney)