Vaticano define data do início do conclave para escolha do novo Papa

direitaonline

Os cardeais marcaram o dia 7 de maio para o início do conclave que escolherá o próximo papa, segundo informou uma fonte do Vaticano à CNN dos EUA. A eleição definirá o novo líder espiritual para os 1,4 bilhão de católicos espalhados pelo mundo.

Papa Francisco, que tinha 88 anos, faleceu na segunda-feira de Páscoa, em decorrência de um derrame e insuficiência cardíaca. Conforme seu desejo, o pontífice foi sepultado no sábado, na Basílica de Santa Maria Maior, em um túmulo simples, após uma missa de corpo presente realizada na escadaria da Basílica de São Pedro. A cerimônia reuniu líderes mundiais, membros da realeza e uma multidão de fiéis em luto.

No domingo, parte dos cardeais visitou o túmulo de mármore com a inscrição “Francisco” para prestar suas homenagens. Desde então, grandes filas de fiéis têm passado pela basílica para se despedir do papa.

Na segunda-feira, os cardeais participaram da primeira congregação geral desde o funeral. Essas reuniões diárias têm como objetivo discutir temas internos da Igreja e organizar os detalhes do conclave.

De acordo com as regras da Igreja, apenas cardeais com menos de 80 anos têm direito a voto na eleição papal. Atualmente, 135 cardeais estão aptos a participar da escolha do novo pontífice.

Visitas
Na tarde desse domingo (27), os cardeais reunidos nas Congregações Gerais em vista do Conclave, visitaram o túmulo do Papa Francisco e rezaram as II Vésperas, presididas pelo cardeal Makrickas.

As orações das Vésperas fazem parte da Liturgia das Horas, também conhecida como Ofício Divino, que é um conjunto de orações recitadas em momentos específicos do dia pelos membros da Igreja Católica, incluindo o clero, os religiosos e, em muitos casos, os fiéis leigos.

Mais de 20 mil pessoas fizeram fila para lembrar o Papa, rezar diante de sua lápide e depositar flores, entre elas a “senhora das flores amarelas”, Carmela Mancuso, em lágrimas diante da escrita Franciscus.

Em meio aos constantes pedidos para não fazer fotos, e agilizar os passos em função da segurança, uma exceção foi feita para Carmela e ela passou à frente, como foi feito muitas vezes durante as Audiências Gerais de quarta-feira, quando o Papa a via aparecer na Praça São Pedro ou na Sala Paulo VI e abria os braços, exclamando:

“Aqui está ela!”. Carmelina caminha lentamente, coloca as flores de lado e, com a mão na boca, chora ao contemplar a luz suave que ilumina a cruz do Bom Pastor e se reflete na inscrição Franciscus gravada no mármore.

O Papa, que ela foi uma das últimas a conseguir saudar fora da Basílica de São Pedro no Domingo de Páscoa, durante o giro no Papamóvel, ato conclusivo da vida de Jorge Mario Bergoglio, está sepultado ali desde o último sábado sob aquele mármore proveniente da Ligúria.

“Posso ficar aqui um pouco?” pergunta a senhora das flores amarelas, unindo-se às Vésperas que os mais de 110 cardeais reunidos em Roma rezaram esta tarde na Basílica Liberiana. Foi decidido na Congregação Geral, na sexta-feira passada, organizar um momento de oração “não programado” para prestar homenagem ao Papa.

Esta tarde, eles chegaram antes das 16h a Santa Maria Maior, partindo de micro-ônibus da praça em frente à Sala Paulo VI. As pessoas ali presentes e alguns adolescentes do Jubileu acompanharam a passagem dos cardeais pela Porta Santa em procissão até o túmulo do Pontífice. E mais: Conclave mais longo da Igreja para novo papa durou quase três anos. Clique AQUI para ver. (Foto: Vaticano; Fonte: CNN EUA; Vatican News)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Governo Lula vai à China em busca de concorrente para Starlink, de Musk

O governo Lula está tomando medidas para ampliar a concorrência no mercado de internet via satélite, buscando reduzir o avanço da Starlink, empresa de Elon Musk, que domina o setor no país. De acordo com uma reportagem do Globo, uma comitiva liderada pelo ministro Rui Costa, da Casa Civil, embarcou […]