A Ucrânia e a Rússia realizaram uma troca de mais de 200 prisioneiros de guerra, sendo anunciada como a maior desde o início do conflito em fevereiro de 2022, conforme revelou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em uma postagem nas redes sociais na quarta-feira (03).
Esta troca, que envolveu o retorno de mais de 200 soldados e civis ucranianos do cativeiro russo, representa um marco significativo, sendo a primeira grande troca desde agosto. Entre os libertados, destacam-se sete soldados que defenderam a Ilha da Cobra, símbolo da resistência ucraniana no Mar Negro em fevereiro de 2022.
Prisioneiros que estiveram envolvidos na defesa da cidade sitiada de Mariupol, no sul, e da siderúrgica Azovstal também foram incluídos na troca por detentos de guerra mantidos na central nuclear de Chernobyl, conforme detalhou Andriy Yermak, Chefe do Gabinete do Presidente da Ucrânia.
Um vídeo divulgado pela Presidência ucraniana mostra os prisioneiros libertados reunidos em frente aos vagões, alguns envoltos na bandeira azul e branca da Ucrânia. Postando no Telegram, Yermak descreveu a troca como uma ‘difícil’ retomada após uma longa pausa, reafirmando o compromisso de trabalhar pela libertação de todos os ucranianos detidos.
Our people are home. Today, we returned over 200 warriors and civilians from Russian captivity.
Soldiers, sergeants, and officers. Armed Forces, National Guard, Navy, and Border Guards. Some of the defenders fought in Mariupol and Azovstal.
I thank everyone who, despite all… pic.twitter.com/h9D5bNQPhc
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) January 3, 2024
Наші – вдома🇺🇦 pic.twitter.com/2WswkiefTb
— Andriy Yermak (@AndriyYermak) January 3, 2024
Por sua vez, a Rússia anunciou que 248 militares russos foram devolvidos do território controlado pela Ucrânia, creditando a troca à ‘intervenção humanitária’ dos Emirados Árabes Unidos (EAU). O Ministério da Defesa russo comprometeu-se a fornecer assistência médica e psicológica aos militares que retornaram, destacando que receberão tratamento em centros médicos operados pelo ministério.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros dos EAU elogiou o sucesso da mediação como um reflexo das relações amistosas que mantêm com a Rússia e a Ucrânia, conforme divulgado pela Agência de Notícias WAM Emirates. E veja também: Homem é preso por receptar carga de ovos roubada avaliada em R$ 250 mil. Clique AQUI para ver.
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander