Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, conhecido como Tutinha (foto acima), não é mais o presidente do Grupo Jovem Pan. Ele deixou o comando da emissora, um dia após as invasões aos prédios dos três poderes em Brasília, no domingo.
Agora, Roberto Alves de Araújo é o novo presidente do Grupo Jovem Pan. Desde 2013 no grupo, Roberto Araújo liderou os processos de transformação digital da empresa e de expansão do projeto multiplataforma, que tornou a Jovem Pan um dos players mais relevantes do mercado, no rádio, na internet e, mais recentemente, na TV por assinatura.
Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, assim como os demais acionistas da empresa, continuam no Conselho de Administração com a missão de preservar os princípios e valores que norteiam o Grupo Jovem Pan há 80 anos.
A saída de Tutinha também coincide com a abertura de uma investigação contra a emissora pelo Ministério Público Federal por ‘divulgação de fake news e incitar atos antidemocráticos’ a respeito do funcionamento das instituições brasileiras e com “potencial para incitar atos antidemocráticos”.
O foco da investigação será a veiculação de supostas notícias falsas e “comentários abusivos pela emissora”, sobretudo contra os Poderes constituídos e a organização dos processos democráticos do país.
O órgão informa que realizou levantamento ao longo dos últimos meses e detectou que a Jovem Pan, a princípio, “tem veiculado sistematicamente fake news e discursos que atentam contra a ordem institucional, em um período que coincide com a escalada de movimentos golpistas e violentos em todo o país”.
Para o MPF, na cobertura dos atos ocorridos em Brasília, por exemplo, comentaristas da Jovem Pan “minimizaram o teor de ruptura institucional dos atos e tentaram justificar as motivações dos criminosos que invadiram e depredaram as sedes dos três Poderes”. Clique AQUI para ver mais.
Tutinha
Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, conhecido como Tutinha, nasceu em São Paulo, em 17 de março de 1956. É filho de Antônio Augusto Amaral de Carvalho, conhecido como Tuta, e neto de Paulo Machado de Carvalho (fundador da RecordTV, da Rádio Sociedade Record, atual Rádio Record e da Jovem Pam AM e FM e que dá nome ao estádio do Pacaembu, em São Paulo).
Aos 20 anos de idade, em 1976, Tutinha assumiu a diretoria da Jovem Pan FM (cargo que era do pai, Tuta) e permaneceu no posto até assumir a presidência. É um dos criadores, junto com Emílio Surita, do lendário Programa Pânico, exibido até hoje no rádio e na Jovem Pan News.