Tumba com ‘vampiros’ do século XVII encontrada sob Igreja medieval na Polônia

direitaonline



Arqueólogos na Polônia fizeram uma descoberta intrigante: uma tumba com restos mortais associados a “vampiros”, localizada sob o piso da Igreja da Anunciação da Bem-Aventurada Virgem Maria, na vila de Pączewo, norte do país. Os esqueletos, datados do século XVII, foram encontrados após a identificação de uma laje de pedra gravada com um crânio.

De acordo com o tabloide inglês Daily Mail, três esqueletos foram descobertos a cerca de dois metros abaixo da laje. Um dos esqueletos despertou o interesse dos pesquisadores por estar com uma foice posicionada ao redor do pescoço, um costume medieval que, segundo as crenças da época, servia para impedir que os mortos “retornassem à vida” e assustassem os vivos.

Essa descoberta remete às lendas e superstições da Europa Central e Oriental que, desde o século XI, alimentavam o temor de que certas pessoas poderiam voltar à vida após a morte, transformando-se em vampiros sedentos de sangue. Na tentativa de evitar esse retorno, eram utilizadas estacas, foices e até cadeados para “prender” o corpo no túmulo. Em alguns sepultamentos, os corpos eram colocados de bruços, e moedas ou redes de pesca eram posicionadas sobre os olhos, boca ou envolvendo os esqueletos.

A tumba de Pączewo é apenas mais uma em uma série de descobertas recentes de sepulturas com características semelhantes na Polônia. No início deste mês, arqueólogos encontraram os restos de uma “criança vampira” enterrada de bruços, a cerca de 600 quilômetros de distância da igreja. Outra vala comum, descoberta em 2023, continha mais de 400 esqueletos decapitados, com os crânios posicionados entre as pernas e moedas na boca.

Ainda em 2023, na vila de Pień, arqueólogos também descobriram o esqueleto de outra “criança vampira”, enterrada de bruços e com um cadeado preso ao pé. Próximo a ela, estava o corpo de uma mulher com uma foice ao redor do pescoço e um cadeado fixado em um dos dedos do pé. Clique AQUI para ver todas as fotos divulgadas, em publicação do ‘Direita Online‘ no Facebook. (Foto: divulgação; Fonte: O Globo; Daily Mail)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Toffoli anula condenações da Lava Jato contra Léo Pinheiro, delator de Lula

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, decidiu anular todos os processos da Operação Lava Jato que envolviam o empresário Leo Pinheiro, ex-presidente da OAS. A reportagem é da Folha de SP. Pinheiro foi uma das principais testemunhas contra Lula (PT), ligando supostos esquemas de propina da empresa, […]