O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (1º) que poderá avaliar a possibilidade de deportar o empresário Elon Musk. A declaração foi feita durante uma entrevista, em resposta a uma pergunta sobre a situação do bilionário, que recentemente se distanciou do governo.
“Não sei [se vai deportar Musk], acho que vamos ter que dar uma olhada nisso. Talvez a gente tenha que colocar o DOGE em cima do Elon. Sabe o que é o DOGE? O DOGE é o monstro que talvez tenha que voltar e engolir o Elon. Não seria terrível?”, disse Trump, fazendo referência ao Departamento de Eficiência Governamental, que havia sido chefiado por Musk até maio deste ano.
A declaração ocorre após Musk anunciar nas redes sociais que pode lançar um novo partido político, o “Partido da América”, caso o Congresso aprove um pacote fiscal proposto pelo próprio Trump. A proposta inclui corte de impostos e aumento de despesas em áreas estratégicas, como a defesa.
O presidente também publicou durante a madrugada um comentário em que sugere que o DOGE investigue os subsídios recebidos pelas empresas de Musk, como a Tesla e a SpaceX.
“A maneira mais fácil de economizar bilhões e bilhões de dólares em nosso Orçamento é encerrar os subsídios e contratos governamentais de Elon Musk”, escreveu Trump.
Musk havia sido nomeado por Trump para comandar o DOGE com a missão de cortar US$ 2 trilhões em gastos públicos. Durante sua gestão, o bilionário encerrou milhares de contratos e demissões foram implementadas. Após sua saída do governo, os dois passaram a trocar críticas públicas.
Em resposta a falas de Trump sobre o pacote fiscal, Musk afirmou: “Sem mim, Trump teria perdido a eleição”. O presidente, por sua vez, demonstrou insatisfação e disse que os dois talvez não tenham mais “a ótima relação de antes”.
A tensão entre os dois se intensificou nos últimos dias e envolve, além do rompimento político, o debate sobre políticas públicas ligadas a subsídios e à transição energética — tema que impacta diretamente os negócios de Musk no setor automotivo e aeroespacial. (Foto: reprodução; Fonte: CNN)
Ilha particular da Escócia é colocada à venda por R$ 41 milhões
Governo pressiona presidente dos Correios a realizar demissões
WhatsApp deixa de funcionar em 16 modelos de celular a partir de hoje (1)