O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou, nessa quarta-feira (9), uma ordem executiva para suspender normas que restringiam o uso de água em chuveiros e outros eletrodomésticos. Durante o anúncio, Trump voltou a ironizar gestões democratas e disse que aprecia “um bom banho” e precisa cuidar de seu “lindo cabelo”.
Com a medida, o republicano desfaz regulamentações implementadas durante os governos de Barack Obama e Joe Biden, que estabeleciam limites de vazão para promover o uso eficiente de água em itens como torneiras, lava-louças e chuveiros. Ainda em seu primeiro mandato, Trump já havia tentado flexibilizar essas normas, mas a mudança foi anulada por Biden após assumir o cargo.
“Gosto de tomar um bom banho e cuidar do meu lindo cabelo”, declarou Trump ao assinar o documento na Casa Branca. “Tenho que ficar debaixo do chuveiro por 15 minutos até conseguir me molhar. Sai gota por gota. É ridículo.”
De acordo com os ex-presidentes democratas, as regras derrubadas por Trump tinham como objetivo reduzir o consumo de água e energia em eletrodomésticos e sistemas sanitários.
Dados da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) indicam que os chuveiros representam aproximadamente 20% do uso diário de água em residências americanas. Além disso, a utilização de modelos mais econômicos também impacta diretamente o consumo de energia, já que aquecer a água é responsável por cerca de um quinto do gasto energético doméstico. E mais: Deputado do PL que desejou morte de Lula pede desculpas: ‘exagerei’. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução; Fonte: G1)