Antes da reunião bilateral realizada neste sábado (7), Donald Trump e Emmanuel Macron protagonizaram uma troca de elogios diante dos repórteres no Palácio do Eliseu, em Paris. O encontro marcou a primeira viagem internacional de Trump desde sua recente vitória eleitoral nos Estados Unidos.
Macron, anfitrião do evento, destacou a satisfação em receber Trump novamente na França, relembrando a última visita do americano ao país.
“É uma grande honra para o povo francês recebê-lo cinco anos depois. Você era presidente naquela época e eu me lembro da sua solidariedade e da sua reação imediata. Então, seja bem-vindo novamente, estamos muito felizes em recebê-lo”, declarou o presidente francês, referindo-se ao incêndio na Catedral de Notre-Dame, ocorrido há cinco anos.
Trump, convidado especial para a reinauguração da catedral após sua restauração, agradeceu a recepção calorosa e exaltou os laços entre os dois países.
“O povo da França é espetacular, uma das nossas maiores comunidades nos EUA. Nós os respeitamos e amamos. É uma honra estar aqui, conquistamos muitas coisas juntos”, afirmou o americano.
O presidente eleito dos EUA também destacou a cooperação histórica entre as administrações de ambos os líderes. “Passamos por bons momentos e tivemos muito sucesso trabalhando juntos na Defesa, e na ofensiva também.”
Antes de iniciar as conversas oficiais, Trump mencionou as tensões globais: “O mundo está ficando um pouco louco agora”, disse, sinalizando que o tema seria parte das discussões durante o encontro. Assista abaixo! E clique AQUI e APOIE nosso trabalho. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: CNN)
Agora, em Paris:
Macron: “[…] Eu apenas digo que é uma grande honra para os franceses recebê-lo cinco anos depois. […]”
Trump: “[…] É uma honra estar aqui. […] E certamente parece que o mundo está ficando um pouco louco neste momento. E falaremos sobre isso. […]” https://t.co/75oHNhjpBm pic.twitter.com/ia5PdepNZ9
— No Front Militar (@noFrontMilitar) December 7, 2024