Um abalo sísmico de intensidade moderada foi sentido por moradores de diversas cidades no interior de São Paulo, durante a madrugada da última quinta-feira (16). A cidade de Itajobi, localizada a aproximadamente 400 km da capital paulista, foi um dos epicentros de relatos sobre o tremor, que aconteceu por volta das 4h14 da manhã.
O fenômeno foi identificado pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), com análise técnica realizada pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). De acordo com os dados, a magnitude registrada foi de 3.4 mR.
A plataforma “Sentiu aí?”, mantida pelo Centro de Sismologia da USP, compilou relatos de moradores que sentiram o sismo em Itajobi, Catanduva, Pindorama e Marapoama. Os depoimentos descrevem momentos de susto, sons intensos e objetos se movimentando dentro das residências.
“Foi possível sentir um tremor moderado às 4h15 e ainda ouvi um barulho muito forte”, relata um dos usuários. Outro comentário registrado menciona: “Quando estava dormindo, senti a cama e a parede tremerem”.
Na cidade de Catanduva, um morador contou que ouviu “apenas um estrondo meio que ‘surdo’ ou ‘abafado’” e completou: “No momento acordei, mas não me preocupei. Só mais tarde, conversando com outras pessoas da minha cidade, é que notei que não foi apenas no meu quintal”.
Os depoimentos continuam e refletem o espanto causado pela movimentação sísmica. “Todos no condomínio ficaram assustados, além da vizinhança e cidades vizinhas. Foi a pior sensação que tive. Ainda estou todo arrepiado”, escreveu um dos usuários. Outro mencionou que “as janelas tremeram e o barulho parecia um trovão”.
Em Pindorama, o susto foi semelhante: “O barulho das portas e objetos mexendo acordou várias pessoas”, afirmou um internauta.
Segundo os especialistas da Rede Sismográfica Brasileira, eventos desse tipo são considerados naturais e resultam do alívio de tensões geológicas acumuladas ao longo do tempo na crosta terrestre. Pequenos tremores como esse são relativamente frequentes no Brasil, embora nem sempre sejam percebidos pela população. E mais: Kajuru se diz ‘traído’, ameaça romper com Lula e reclama de isolamento no governo. clique AQUI para ver. (Foto: Rede Sismográfica Brasileira; Fonte: CNN)