No começo da tarde de hoje (29), o portal da Revista Veja divulgou um tracking a respeito das eleições em São Paulo. Esses “trackings” são pesquisas encomendadas pelos próprios partidos, mas que acabam não divulgadas porque não são registradas n o TSE.
“O levantamento encomendado pelo PSD de Gilberto Kassab em São Paulo (…) exibe um cenário catastrófico para as pretensões estaduais e nacionais do PT, caso esteja certo, claro”, diz a reportagem. O tracking em questão ouviu 1 440 pessoas entre os dias 27 e 28 de outubro e a margem de erro do trabalho é de 2,64 pontos.
“Segundo a pesquisa encomendada pelo PSD, Tarcísio de Freitas, candidato bolsonarista na corrida ao Palácio do Bandeirantes, teria 62% contra 38% do petista Fernando Haddad dos votos válidos. Na disputa presidencial, de acordo com o mesmo levantamento, a intenção de votos dos paulistas é também francamente favorável a Bolsonaro contra Lula: 61% a 39%”, diz a reportagem.
No primeiro turno, Bolsonaro venceu Lula no estado paulista por 47,71% a 40,89%; em números totais, o candidato á reeleição somou 12,2 milhões de votos válidos, contra 10,4 milhões de Lula.
Com base no tracking divulgado pela Veja, esse placar de 61% x 39% de Bolsonaro sobre Lula significaria, em uma conta com base nos mesmos votos válidos do primeiro turno, cerca de 5 milhões de votos a mais sobre o petista.
“O tracking do PSD pegou de surpresa até os políticos mais experientes, pois outras pesquisas dão margens muito mais apertadas, tanto na eleição estadual quanto na presidencial. Se as projeções desse levantamento se confirmarem, no entanto, estará configurado o horizonte de uma tempestade perfeita tanto para as campanhas de Haddad e de Lula às vésperas do pleito de amanhã, domingo, 30”, aponta a Veja.
Nas redes sociais, o economista e influenciador digital Leandro Ruschel comentou a informação: “Se o tracking em SP estiver correto, Bonoro ganha essa eleição. Crescimento avassalador nas últimas 48hs”.
Se o tracking em SP estiver correto, Bonoro ganha essa eleição.
Crescimento avassalador nas últimas 48hs.
— Leandro Ruschel 🇧🇷🇺🇸🇮🇹🇩🇪 (@leandroruschel) October 29, 2022
Quem também se baseia nessa pontuação na casa de 60% em São Paulo para apostar na vitória de Bolsonaro é Eduardo Cunha, o “pai do impeachment” de Dilma Roussef (PT). “Essa informação bate com o que eu venho falando.”, escreveu Cunha ao compartilhar a reportagem da Veja.
“Bolsonaro vence por 20 pontos, é um placar perfeitamente normal em São Paulo. Tarcísio já está eleito, faltando saber somente a diferença, que vai depender da diferença favorável a Bolsonaro”, disse Cunha. Ele também lembrou das vantagens que o oponente do PT teve em SP nas últimas eleições.
“ Em 2014 Aécio venceu em São Paulo por 29 pontos de vantagem. Em 2018, Bolsonaro venceu a eleição com 32 pontos de vantagem em São Paulo. Sempre disse e continuarei a dizer, que São Paulo definira o resultado da eleição de domingo. Bolsonaro vencerá em São Paulo por mais de 15 pontos percentuais, devendo chegar a 20 pontos de diferença.”, cravou o Eduardo Cunha.
Atualização: o portal da Revista Veja excluiu a reportagem citada como fonte dessa matéria, conforme é possível ver na imagem abaixo.