A Toyota deu um passo importante que pode antecipar a chegada de uma nova picape ao mercado brasileiro. A marca japonesa registrou no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) as imagens da ‘Hilux Champ’, utilitário voltado para o trabalho, já vendido em países como a Tailândia. Veja imagens ao fim da reportagem.
Embora o registro de patente não confirme o lançamento, ele indica forte interesse da montadora em disponibilizar o modelo no país.
Apresentada pela primeira vez no Japan Mobility Show de 2023, a Hilux Champ tem como proposta ser uma alternativa mais acessível e funcional à tradicional Hilux. Com design mais simples e foco no transporte comercial, o modelo remete ao clássico Toyota Bandeirante, ícone de robustez e praticidade para o trabalho pesado.
A picape possui 5,30 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,73 m de altura e entre-eixos de 3,08 metros, ficando ligeiramente abaixo da Hilux vendida no Brasil em termos de dimensões.
A capacidade da caçamba chega a 1 tonelada, e um dos diferenciais é o sistema de abertura lateral da caçamba, além de pontos específicos para fixação de cargas e acessórios — o que amplia sua versatilidade no uso diário.
Na Tailândia, o preço da Hilux Champ gira em torno de R$ 100.900, em conversão direta. No Brasil, no entanto, o valor pode subir consideravelmente com a aplicação de impostos e custos locais. A planta da Toyota em Zárate, na Argentina, surge como provável polo de produção caso o modelo seja oficialmente lançado no Mercosul.
A expectativa é que a Hilux Champ seja posicionada abaixo da versão mais básica da atual Hilux Cabine Simples, cujo preço parte de R$ 249.390. Com motor turbodiesel e estrutura voltada a frotistas, pequenos empresários e profissionais autônomos, a nova picape promete ser uma opção mais econômica sem abrir mão da robustez — marca registrada da linha Hilux. (Foto: divulgação; Fonte: CNN)
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