Um homem matou a tiros 10 pessoas em um salão de dança onde as pessoas celebravam o Ano Novo Lunar Chinês na noite desse sábado (21), em uma cidade no extremo leste de Los Angeles. O assassino ainda esta foragido depois de fugir do local, disse a polícia.
Outras 10 pessoas foram levadas para hospitais locais para tratamento de ferimentos, e pelo menos uma estava em estado crítico, disse o Departamento do Xerife do Condado de Los Angeles na manhã de domingo (22), cerca de cinco horas após o ataque em Monterey Park.
Quando a polícia local chegou, as pessoas estavam “saindo do local gritando”, disse o capitão do departamento, Andrew Meyer, a repórteres em uma coletiva de imprensa no local.
Não houve informações imediatas sobre o motivo do tiroteio ou uma descrição do suspeito ou tipo de arma usada.
O ataque ocorreu depois das 22h (horário local) perto do local de uma celebração do Ano Novo Lunar chinês, onde muitas ruas do centro estão fechadas para festividades que atraem milhares de pessoas de todo o sul da Califórnia. A polícia disse que as festividades planejadas para hoje foram canceladas.
Monterey Park é uma cidade com cerca de 60.000 habitantes a cerca de 11 km do centro de Los Angeles. Cerca de dois terços de seus residentes são asiáticos, de acordo com dados do Censo dos EUA, e a cidade é conhecida por seus muitos restaurantes e mercearias chinesas. O departamento do xerife disse que não sabia se o ataque tinha motivação racial.
Imagens publicadas nas redes sociais mostraram pessoas feridas em macas sendo levadas para ambulâncias por equipes de emergência. Ao redor do local do tiroteio, a polícia protegia as ruas isoladas, mostrou o vídeo.
Seung Won Choi, dono de uma churrascaria de frutos do mar perto do local do ataque, disse ao Los Angeles Times que três pessoas entraram correndo em seu restaurante e lhe disseram para trancar a porta porque um homem estava descarregando vários cartuchos de munição na boate do outro lado da rua.
Pelo menos 10 pessoas foram mortas em um tiroteio em Monterey Park, Califórnia, segundo o Departamento do Xerife do Condado de Los Angeles. Segundo o capitão Andrew Meyer, o suspeito do tiroteio fugiu do local e está solto #LiveCNNBrasil pic.twitter.com/c2MfZBZ5Bp
— CNN Brasil (@CNNBrasil) January 22, 2023