TikTok Shop estreia no Brasil e transforma vídeos em vitrines de compras

direitaonline

O mercado digital brasileiro ganhou, a partir dessa quarta-feira (7), um novo competidor de peso. O TikTok anunciou oficialmente a chegada da sua funcionalidade de compras, o TikTok Shopperfis , que permitirá aos usuários adquirirem produtos diretamente pela plataforma, por meio de vídeos, perfis de criadores e lives.

Lançada inicialmente em países do Sudeste Asiático em 2021, a ferramenta já opera em doze outras nações, entre elas Estados Unidos, México, Reino Unido, França e Espanha. Em 2024, só nos EUA, o recurso movimentou aproximadamente US$ 9 bilhões em vendas, impulsionando o modelo de comércio conhecido como “social commerce”, que une consumo e entretenimento em uma única experiência.

No Brasil, o novo recurso será disponibilizado aos poucos nas próximas semanas, segundo a empresa. O sistema contemplará entregas em todas as regiões do país. Nesta fase inicial, os itens disponíveis incluem produtos de beleza, moda, eletrônicos, artigos esportivos, itens para casa e decoração. Novas categorias devem ser adicionadas ao longo do ano.

Três das quatro funcionalidades principais do TikTok Shop já estão em operação por aqui. A principal novidade é a adição de um botão de compra diretamente nos vídeos em que criadores, marcas ou influenciadores apresentam produtos. Além disso, o recurso de “live shopping”, que exibe ofertas em tempo real durante transmissões ao vivo, e a vitrine nos perfis dos criadores também estão sendo implementados.

A proposta, segundo comunicado da plataforma, é promover a integração entre conteúdo e consumo, oferecendo aos usuários uma “jornada de descoberta e de compras”.

Ao assistir a um vídeo com produto à venda, o usuário verá uma tarja no canto esquerdo com o nome do item e um ícone de carrinho. Clicando ali, ele será direcionado para finalizar o pedido. Na primeira transação, será necessário inserir dados pessoais e de entrega, mas nas compras seguintes o processo será simplificado com informações salvas.

As entregas serão realizadas por empresas parceiras do TikTok. Já o armazenamento e o envio dos pedidos ficarão a cargo dos vendedores. A operação no Brasil ainda não conta com uma estrutura logística própria da plataforma, como ocorre em alguns países com o modelo “Fulfilled by TikTok”, em que o aplicativo gerencia estoques em galpões próprios.

A plataforma também oferece dois formatos de parceria para criadores de conteúdo. Um deles, chamado “Colaboração Aberta”, permite que qualquer influenciador registrado acesse produtos disponíveis por marcas e vendedores, criando conteúdos de forma independente. Esses vídeos também contarão com o botão de compra.

Caso os criadores gerem vendas com seus conteúdos, eles recebem uma comissão estipulada pelas marcas. “A taxa inicial é de 1%, e cabe ao vendedor definir o valor final”, informou o TikTok. E mais: Janja é alvo de ação na Justiça após viagem à Rússia. Clique AQUI para ver. (Foto: divulgação; Fonte: O Globo)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

INSS bloqueia novos descontos de consignado para todos os beneficiários

O presidente recém-empossado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Junior, determinou a suspensão de novos descontos referentes a empréstimos consignados em benefícios pagos pela autarquia. A medida vale para todos os segurados, independentemente de quando o benefício foi concedido. “Determino o bloqueio dos benefícios para averbação de […]