Depois de anos de promessas, a Tesla finalmente começou a colocar seus robotáxis para rodar. A estreia ocorreu no domingo (22/6) em Austin, no Texas, cidade que abriga a sede da empresa.
A informação foi confirmada pelo próprio Elon Musk, CEO da montadora, por meio de sua conta no X (antigo Twitter). “O lançamento do robotáxi da Tesla começa nesta tarde em Austin, com os clientes pagando uma tarifa fixa de US$ 4,20”, escreveu.
The @Tesla_AI robotaxi launch begins in Austin this afternoon with customers paying a $4.20 flat fee!
— Elon Musk (@elonmusk) June 22, 2025
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Segundo a agência Bloomberg, a operação começou de forma tímida, com apenas alguns veículos circulando por regiões delimitadas da cidade. A expectativa inicial era que apenas usuários convidados participassem da primeira fase, com a função de fornecer opiniões sobre a experiência. No entanto, a publicação de Musk sugere que o serviço já está acessível a todos.
Detalhes adicionais surgiram nas redes sociais, onde usuários próximos à comunidade da Tesla relataram terem sido escolhidos para testar um novo aplicativo dedicado ao serviço de transporte autônomo.
De acordo com os termos compartilhados por um desses perfis, os robotáxis funcionam diariamente das 6h às 0h, mas apenas em áreas específicas, definidas por geofencing — e não incluem o aeroporto de Austin.
Durante essa etapa inicial, cada veículo contará com um “monitor de segurança” sentado no banco dianteiro, pronto para intervir caso seja necessário. Além disso, as corridas podem ser suspensas em dias de mau tempo.
Musk já havia adiantado que entre 10 e 20 carros seriam colocados nas ruas nesta primeira fase, com previsão de aumento para até mil veículos nos próximos meses. A empresa também planeja lançar modelos exclusivos para esse serviço: o Cybercab, um sedã compacto sem pedais nem volante, e o Robovan, um modelo maior voltado para transporte coletivo — ambos esperados para 2026.
Atualmente, os robotáxis utilizam versões do Model Y, SUV elétrico equipado com oito câmeras que alimentam o sistema Full Self-Driving (FSD), o software avançado de direção autônoma da Tesla.
Nos veículos disponíveis ao público, o FSD ainda exige atenção constante do motorista, pronto para assumir o controle a qualquer momento. Nos robotáxis, essa função está sendo testada sem condutor ao volante — um marco significativo na busca da empresa por um futuro com transporte 100% autônomo.
Outras gigantes da tecnologia, como a Waymo (do Google) e a Zoox (da Amazon), também estão em fase de testes ou operação com robotáxis nos Estados Unidos. A Tesla, no entanto, pretende se destacar ao integrar essa tecnologia com sua linha própria de veículos e software exclusivo.
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