Terremoto de 5,3 graus atinge Portugal; governo fala em ‘danos leves’

direitaonline



Na madrugada desta segunda-feira (26), um terremoto de magnitude 5,3 na escala de Richter foi registrado em Portugal, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O tremor ocorreu por volta das 5h11 (horário local), a uma profundidade de 16 km. Inicialmente, um instituto dos Estados Unidos havia estimado a magnitude em 5,4 graus.

A CNN Portugal confirmou que o terremoto foi sentido em várias regiões, incluindo Lisboa, Oeiras, Loures e Almada. Moradores de diferentes áreas do país relataram nas redes sociais terem acordado devido ao tremor, e até regiões da Espanha também registraram o abalo.

Apesar da intensidade, o IPMA informou que os danos esperados são “muito leves”, mesmo nas áreas mais afetadas. O governo português, em nota oficial, afirmou que até o momento “não há registo de danos pessoais ou materiais” e pediu à população que mantenha a calma. O comunicado também ressaltou que a situação será monitorada e atualizada ao longo do dia pelas autoridades competentes.

 

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, que está atuando como primeiro-ministro interino, anunciou que visitará a Autoridade Nacional de Defesa Civil às 9h (horário local) para acompanhar a situação de perto.

Brasileiros se assustam
A comunidade brasileira no país europeu se assustou. Para a grande maioria, foi a primeira experiência com o fenômeno. “Foi assustador. O prédio todo balançou, mas não chegou a cair nada”, contou Soraya Damasceno, 43 anos, ao portal ‘Público’. Ela mora no bairro de Belém, em Lisboa.

O baiano Jeziel Gabriel, 34, que mora em Sines, contou como viveu o momento: “Foi forte demais. Estava dormindo e balançou tudo. Acordou todo mundo. As pessoas do prédio começaram a falar alto”, relatou. Foi a primeira vez na vida que ele sentiu a terra tremer. “Não sabia que tinha isso não”, disse ao mesmo veículo.

 

Famosos que moram ou estão turistando no país relataram o momento em seu perfil nas redes sociais. A atriz Leticia Spiller, que está no país para a gravação de um novo trabalho, revelou que um terremoto de magnitude 5,9 foi percebido por lá. “Essa madrugada por aqui a terra tremeu”, escreveu Letícia.

Luana Piovani, moradora de Portugal há cinco anos, relatou em seu perfil como aconteceu durante a madrugada e relembrou que já passou por isso enquanto morava no Japão. “”Menina, hoje tremeu a terra aqui em Portugal. Eu acordei de madrugada e eu pensei nisso, mas sabe aquele acordo zumbi de 4 segundos assim? Voltei a dormir. Agora de manhã só se fala nisso e parece que foi uma abalo sísmico bem forte. Já senti quando morava no Japão, mas nunca mais tinha sentido. É uma sensação bem maluca porque você sente que tem alguma coisa acontecendo, mas você leva um tempo para entender que a terra que está tremendo.”. Clique AQUI para assistir no Instagram da atriz. (Fonte: CNN; Publico)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Governo banca mais de 50 viagens a Fortaleza para secretário

Reportagem da Folha revelou que Inácio Arruda, atual secretário de ‘Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social’ no Ministério da ‘Ciência, Tecnologia e Inovação’ (MCTI), realizou 53 viagens ao Ceará em 2023, todas custeadas pelo governo Lula. Arruda, que é natural de Fortaleza e exerceu diversos cargos políticos no estado, […]