A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, chegou nesse domingo (13) ao Canadá para conversar com empresários e representantes governamentais sobre a possibilidade de aumentar as exportações de potássio para o Brasil. O país é o maior produtor mundial de desse insumo, com cerca de 33% da produção mundial. De acordo com a ministra, a ideia é conversar principalmente com a iniciativa privada para falar sobre a disposição do governo brasileiro de facilitar as vendas ao Brasil.
“A viagem é para conversar com canadenses para ver se conseguimos uma quantidade maior do que eles já nos mandam, para suprir esses possíveis gargalos de fornecimento que a gente possa vir a ter, devido ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia”, explicou. Segundo ela, o governo brasileiro já vem fazendo várias videoconferências com a associação que reúne exportadores canadenses para tratar do tema.
Boa noite! A caminho de Ottawa, no #Canadá! 🍁 Em busca de fertilizantes e mais oportunidades para o nosso #agro 🇧🇷 🇨🇦 pic.twitter.com/oHkdNOTZLp
— Tereza Cristina (@TerezaCrisMS) March 12, 2022
Na viagem a Ottawa estão previstas reuniões com presidentes de empresas produtoras e exportadoras de potássio instaladas no país, além de representantes do governo canadense.
Neste domingo, a ministra já se reuniu com a diretoria da Brasil Potash. “Em Ottawa, o primeiro compromisso da missão oficial foi com representantes da Potash Brazil. Para que o nosso país continue aumentando a oferta de alimentos e contribuindo com a segurança alimentar mundial, precisaremos de fertilizantes potássicos.
Para Tereza, possíveis acordos por lá são essenciais para garantir preço acessível dos alimentos: “Isso não significa apenas assegurar os níveis atuais de compras, mas expandi-los. Podemos e devemos reforçar nossos laços e fortalecer parcerias de longo prazo. Isso significa, na prática, alimentos em quantidade e qualidade a preços acessíveis na mesa de todos.”
Nesta segunda-feira (14), está previsto um encontro com o Vice-Ministro da Agricultura do Canadá, Paul Samson. A ministra também terá reuniões com os presidentes das empresas Gensource, Nutrien, Canpotex e Fertilizer Canada. O retorno da comitiva está previsto para hoje (14), com chegada no Brasil na terça-feira (15).
E veja também: Bolsonaro e Michelle abrem Palácio da Alvorada para visita de refugiados do Afeganistão. Clique aqui para ver.
Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
encurtador.com.br/dhnuK