Tempestade em São Paulo alaga metrô, inunda ruas e deixa milhares sem luz

direitaonline



A tempestade que atingiu São Paulo na tarde desta sexta-feira (24) causou transtornos graves, incluindo alagamentos em diversas regiões e falta de energia para mais de 140 mil imóveis na capital.

Na estação Jardim São Paulo-Ayrton Senna, da Linha 1-Azul do metrô, passageiros precisaram se agarrar em grades e muretas para resistir à força da correnteza. Um vídeo gravado por um dos usuários registrou o momento caótico.



Nas imagens, cerca de 20 pessoas aparecem enfrentando a inundação, muitas caminhando pelos corrimãos ou apoiadas na estrutura de iluminação. Outras optaram por subir em uma mureta e segurar-se na grade de proteção para evitar serem levadas pela água.

A Defesa Civil enviou um “alerta severo” para os moradores das áreas afetadas, e toda a cidade entrou em estado de atenção para alagamentos às 15h30, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).



Além dos transtornos no metrô, o temporal provocou o desabamento parcial do teto no shopping Center Norte, afetou a circulação de trens e acionou o sistema Paese para reforço de ônibus. Bombeiros registraram 20 chamados para enchentes, um para queda de árvore e três para desmoronamentos entre 15h30 e 17h. Apesar da gravidade, não houve relatos de vítimas até o momento.



Havia 127.380 imóveis sem energia na capital paulista até as 17h30, segundo a Enel. Em toda a área de concessão da empresa no estado, são 166.245 imóveis sem energia.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram ruas e avenidas completamente alagadas em diferentes pontos da cidade. As marginais Tietê e Pinheiros também entraram em estado de atenção, assim como toda a capital, enquanto chuvas fortes persistiam em algumas regiões.



A situação reforça a necessidade de medidas de prevenção e infraestrutura para minimizar os impactos dos temporais que, a cada ano, trazem consequências severas para São Paulo e seus moradores.

 



 



 



 

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Ministro André Mendonça derruba decisão de Lula

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão da demarcação da Terra Indígena Toldo Imbu, localizada no município de Abelardo Luz, Santa Catarina. A decisão liminar foi tomada na segunda-feira (20) e interrompe tanto a portaria de 2007 da Funai, que reconhecia o território como de […]