Um vídeo que circula nas redes sociais registrou o momento exato em que um avião foi atingido por um raio no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, nesta sexta-feira (24.jan.2025).
O modelo Airbus A350-1000, da British Airways, estava estacionado no Terminal 3 durante uma tempestade e não tinha passageiros a bordo. Segundo o site especializado Aeroin, o impacto ocorreu por volta da tarde e atrasou o voo em 6 horas e 30 minutos.
A aeronave, identificada pela matrícula G-XWBE, tinha como destino o Aeroporto Internacional de Heathrow, em Londres. Após o incidente, foi submetida a uma inspeção para garantir a segurança do voo.
De acordo com o Aeroin, eventos como esse são “relativamente comuns” na aviação comercial, uma vez que aviões são projetados para suportar a incidência de raios. Durante a construção, eles recebem características que garantem a rápida dissipação da carga elétrica, como explica o conceito da “gaiola de Faraday”.
A fuselagem metálica das aeronaves distribui a energia gerada pelo raio na parte externa, minimizando os efeitos no interior. Graças a essa tecnologia, incidentes desse tipo raramente apresentam riscos para os passageiros e a tripulação. Veja abaixo!
Ongoing ! A spectacular catch of a lightning strike on the vertical stabilizer upper part of a British Airways Airbus A350-1041 aircraft aircraft (G-XWBE) at the Sao Paulo Guarulhos International Airport (GRU) on 24 January.
Aircraft with a scheduled departure of 4:20 PM local… pic.twitter.com/97A9b0pua7
— FL360aero (@fl360aero) January 25, 2025