Tarcísio amplia tempo de aulas nas escolas de SP e aumenta carga de português e matemática

direitaonline



O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou que, a partir de 2025, o tempo das aulas nas escolas estaduais de São Paulo será ampliado de 45 para 50 minutos. A medida integra a reformulação da grade curricular da rede de ensino paulista, que também vai incrementar as cargas horárias de língua portuguesa e matemática para o ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano) e o ensino médio. A reportagem é da Folha de SP.

Entretanto, outras disciplinas terão redução no número de aulas. No ‘fundamental’, geografia e história passam de 16 para 10 aulas semanais ao longo de quatro anos, enquanto ciências será ajustada de 16 para 14 aulas. No ensino médio, geografia passará de seis para quatro aulas semanais, e educação física de cinco para quatro.



Outras disciplinas também serão reajustadas. No ensino fundamental, educação financeira terá aumento de carga (de quatro para seis aulas semanais, ao longo dos quatro anos).

Em contrapartida, tecnologia e informação perderá espaço, reduzindo-se de oito para seis aulas e saindo da grade do 9º ano. No ensino médio, uma das principais reduções será nas aulas de Projeto de Vida, que passará de seis aulas semanais durante os três anos para apenas uma aula por semana no 3º ano.



A ampliação da duração de cada aula, de 45 para 50 minutos, marca o retorno ao padrão comumente adotado nas redes públicas e privadas do Brasil.

Em 2019, o então governador João Doria havia reduzido a duração das aulas para 45 minutos, aumentando a quantidade diária de aulas de seis para sete. Com a mudança de 2025, a rede estadual paulista volta a ter seis aulas diárias, reduzindo 15 minutos do tempo escolar diário.



As mudanças implementadas por Doria visavam abrir espaço para disciplinas eletivas e extracurriculares, buscando um currículo mais diversificado.



Essas alterações estavam alinhadas com a implementação do então novo ensino médio, que propunha a redução da carga de matérias tradicionais para abrir espaço para novas disciplinas e temas diversificados. E mais: Regras do Pix mudam a partir desta sexta-feira (1). Clique AQUI para ver. (Foto: Governo de SP; Fonte: Folha de SP)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Deputado do PL cobra explicações da embaixada dos EUA sobre construção bilionária com 9 andares subterrâneos

O deputado federal Filipe Barros (PL-PR), líder da oposição na Câmara, anunciou nesta quinta-feira (31) que irá protocolar um pedido de explicações à embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley, em relação ao novo edifício da embaixada americana em Brasília. A representação diplomática dos EUA, procurada para comentar o […]