Tarcísio entrega obra de mobilidade em SP aguardada há dez anos

direitaonline



O governador Tarcísio de Freitas entregou nesta segunda-feira (27) a Estação Varginha da Linha 9-Esmeralda de trens metropolitanos.

A inauguração ocorre com 10 anos de atraso. O projeto foi lançado em 2012, com início das obras em 2013. Lançamento era esperado para o primeiro semestre de 2015. Desde então, a data foi prorrogada diversas vezes.



Com custo de R$153 milhões em obras pela CPTM, a estação será operada pela concessionária ViaMobilidade e atenderá cerca de 50 mil passageiros por dia útil. A obra beneficia os bairros do extremo sul da capital, como Varginha, Vila Natal, Granja Nossa Senhora Aparecida, Jardim Maria Amália, Jardim Maria Fernandes e Jardim Guanabara.

“É muito bom ver a mobilidade avançando. São Paulo tem muita demanda de infraestrutura e ficamos felizes de poder atender uma massa gigante de pessoas das regiões de Varginha, Grajaú e Parelheiros com essa estação e com essa extensão. São 50 mil pessoas que ingressam no sistema. Vamos trabalhar para estender essa linha e para fazer a diferença. Atingir esses objetivos é perfeitamente possível porque há parceria, com o município e com o governo federal. Estamos todos querendo chegar no mesmo objetivo, que é proporcionar uma mobilidade urbana mais eficiente e sustentável”, afirmou o governador.



A Estação Varginha terá três passarelas, sendo uma de interligação com o terminal de ônibus, totalmente construído pela CPTM e com previsão de conclusão em 2026. A estação vai contribuir para a melhoria da mobilidade na região, desafogando o sistema de transporte coletivo da Av. Senador Teotônio Vilela e melhorando o fluxo de passageiros no terminal urbano Grajaú.

Com 5 mil metros quadrados, a nova estação possui dois elevadores, quatro escadas rolantes e quatro fixas, além de banheiros adaptados e rota tátil.



O acesso ocorrerá pelos dois lados da ferrovia – sendo o acesso Leste a partir de passarela, conectada ao entorno por meio de escadas fixas e elevador. O acesso oeste, entretanto, será entregue aos passageiros até o final do primeiro trimestre de 2025, assim como o bicicletário com 280 vagas e o pátio ferroviário de manobras.

Operação assistida
O início da operação da nova estação será assistida por no mínimo 90 dias, com monitoramento dos sistemas, equipamentos e instalações. Neste período, não haverá cobrança de tarifa e um trem vai circular exclusivamente no trecho de 1,8 km entre Varginha e a estação Bruno Bruno Covas/Mendes-Vila Natal, de segunda a sexta-feira, entre 10h e 14h, com intervalos de 15 minutos.



O horário de funcionamento poderá ser ampliado gradualmente até atingir o período comercial, das 4h à meia-noite. Durante a operação assistida, o usuário deverá utilizar o acesso leste da estação, pela avenida Nathália Pereira da Silva.

A construção da Estação Varginha faz parte do projeto de expansão da Linha 9-Esmeralda até o extremo sul de São Paulo, com custo total de R$ 952 milhões (valor atualizado) e objetivo de ampliar as opções de mobilidade e transporte público aos moradores da região.



Incluem o projeto as estações Bruno Covas/Mendes-Vila Natal e João Dias, ambas já entregues. Também foram entregues novos viadutos rodoviários e já foi construída a subestação de energia Mendes e acréscimo da subestação Dutra, unidades que vão possibilitar aos trens trafegarem entre as estações Grajaú e Varginha, além de dar suporte de energia para sinalização ferroviária no trecho.

Desde 27 de janeiro de 2022, operação, manutenção, conservação e melhorias das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda passaram para a administração da ViaMobilidade Linhas 8 e 9, empresa vencedora do leilão de concessão, realizado pelo Governo do Estado. E mais: Presidente da Petrobras informa a Lula que diesel deve subir. Clique AQUI para ver.





















Gostou? Compartilhe!
Next Post

Brasil convoca representante da embaixada dos EUA para explicações sobre deportados

O encarregado de negócios dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, foi chamado ao Itamaraty nesta segunda-feira (27) para fornecer esclarecimentos sobre o tratamento dispensado a brasileiros deportados pelo governo americano. A convocação se deu após relatos de que deportados dos EUA chegaram ao Brasil algemados durante um voo fretado. […]