A peça arqueológica mais antiga contendo os Dez Mandamentos completos será colocada à venda pela Sotheby’s, renomada casa de leilões de Nova York, no próximo dia 18 de dezembro. Clique AQUI e APOIE nosso trabalho.
Esculpida em mármore e pesando cerca de 52 quilos, a tábua tem origem no final da era romano-bizantina, com uma história de aproximadamente 1.500 anos. Ela mede 60 centímetros de altura e foi descoberta em 1913 durante obras ferroviárias na costa sul de Israel, em uma área rica em sítios históricos associados às primeiras sinagogas, mesquitas e igrejas.
O valor estimado do artefato gira em torno de US$ 2 milhões, cerca de R$ 12 milhões. Sharon Liberman Mintz, especialista da Sotheby’s, destacou à Reuters a relevância da peça: “Essas pedras são incrivelmente raras. Temos um consenso de que foram encontradas um total de dez, mas todas as outras nove são fragmentos, que contêm apenas parte dos Dez Mandamentos. Esta é a única que contém os Dez Mandamentos completos”.
A expectativa em torno do leilão reflete não apenas o valor histórico da peça, mas também seu significado cultural e religioso, que atrai colecionadores e instituições ao redor do mundo. Veja mais abaixo!