Em audiência realizada na tarde desta quarta-feira (9), no Supremo Tribunal Federal (STF), ministros da Corte se reuniram com um grupo de artistas que pressionam pela não aprovação de projetos de modernização de leis ambientais do governo federal.
O grupo entregou às ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber e aos ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, relatores de ações de interesse dos artistas, um documento com 42 assinaturas em que pedem prioridade ao julgamento de processos que tramitam no STF sobre a matéria.
Na lista de processos, estão os que tratam do desmatamento na Amazônia Legal (ADPF 760), do Fundo Amazônia (ADO 59), do Fundo Clima (ADPF 708) e das queimadas no Pantanal (ADPF 857), entre outros.
Estiveram presentes na reunião Caetano Veloso, Paula Lavigne, Daniela Mercury, Seu Jorge, Emicida, Nando Reis, Maria Gadu, Lázaro Ramos, Elisa Lucinda, Mariana Ximenes, Alessandra Negrini, Paola Carosella e Christiane Torloni, entre outros como a ativista Luisa Mell, que no fim de semana elogiou o presidente pela ajuda em retirar animais de estimação da Ucrânia.
Documento
No documento entregue aos ministros, os artistas “se dizem preocupados” com a “gravidade do cenário ambiental” no país. Eles pedem prioridade no julgamento de 11 processos que tratam de questões como o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, os direitos dos povos indígenas e de outros povos e comunidades tradicionais e os demais direitos sociais protegidos na Constituição Federal.
Carta Artistas – Ministra R… by Tacio Lorran Silva
Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
encurtador.com.br/govJW
Fonte e fotos: STF