STF manda oficial de Justiça notificar Bolsonaro em UTI

direitaonline

O Supremo Tribunal Federal enviou uma oficial de Justiça ao hospital DF Star, em Brasília, nesta quarta-feira (23), com o objetivo de notificar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a abertura da ação penal relacionada à suposta tentativa de golpe de Estado.

A medida foi adotada após os ministros entenderem que, ao participar de uma live na noite anterior (terça, 22), Bolsonaro teria demonstrado condições de ser formalmente intimado, conforme nota oficial do STF.

O ex-presidente permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde se recupera de uma cirurgia no abdômen realizada no último dia 13.

O procedimento — uma laparotomia exploradora — foi necessário para tratar uma obstrução intestinal e reconstruir parte da parede abdominal. Essa foi a sétima cirurgia desde o atentado à faca que sofreu em 2018, durante a campanha presidencial.

De acordo com o boletim médico mais recente, Bolsonaro apresenta sinais de melhora nas funções intestinais, mas ainda depende de alimentação intravenosa, conhecida como nutrição parenteral. Ele segue em sessões regulares de fisioterapia motora e respiratória, e não há previsão de alta hospitalar.

O documento levado pela oficial de Justiça é referente à denúncia aceita pela 1ª Turma do Supremo no dia 11 de abril, tornando Bolsonaro e outros sete investigados réus pela tentativa de abalar a ordem democrática no país. Segundo o STF, “a citação dos réus (Núcleo 1) informando o início da ação penal e a intimação para apresentação de defesa foram determinadas em 11 de abril. Todos os réus já haviam sido citados entre os dias 11 e 15 de abril”.

O comunicado do tribunal ainda esclarece: “Em virtude da internação do ex-Presidente Jair Bolsonaro, foi determinado que se aguardasse uma data adequada em que pudesse, normalmente, receber o oficial de Justiça. A divulgação de live realizada pelo ex-Presidente na data de ontem (22/4) demonstrou a possibilidade de ser citado e intimado hoje (23/4)”.

Apesar da iniciativa, a servidora da Justiça não conseguiu entregar o documento pessoalmente ao ex-presidente nesta quarta-feira. Ele segue em uma ala restrita do hospital, com visitas limitadas exclusivamente a familiares.

Eis a nota oficial do STF: “A citação dos réus (Núcleo 1) informando o início da ação penal e a intimação para apresentação de defesa foram determinadas em 11 de abril. ‘Todos os réus já haviam sido citados entre os dias 11 e 15 de abril. ‘Em virtude da internação do ex-Presidente Jair Bolsonaro, foi determinado que se aguardasse uma data adequada em que pudesse, normalmente, receber o oficial de Justiça. ‘A divulgação de live realizada pelo ex-Presidente na data de ontem (22/4) demonstrou a possibilidade de ser citado e intimado hoje (23/4)”. (Foto: reprodução redes sociais; Fonte: Poder360; coluna Paulo Cappelli do Metrópoles)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Cerca de 20 mil pessoas já se despediram do papa Francisco

O primeiro dia de velório do Papa Francisco no Vaticano atraiu uma multidão de fiéis à Basílica de São Pedro. Segundo informações oficiais divulgadas pelo próprio Vaticano, cerca de 20 mil pessoas já passaram pelo local para prestar suas últimas homenagens ao pontífice. O corpo ficará exposto para visitação pública […]