Gilmar Mendes reverte decisão do TJ-BA e faz mudança radical na Assembleia Legislativa da Bahia

direitaonline



O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (10) o afastamento do deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) do cargo de presidente da Assembleia Legislativa da Bahia.

O relator considerou que a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia que manteve a recondução de Menezes ao cargo violou o entendimento firmado pelo STF sobre a reeleição para as mesas diretoras do Poder Legislativo estadual.



A Reclamação (RCL) 76061 foi apresentada pelo deputado estadual Hilton Coelho (PSOL). Ele alegou que Adolfo Menezes foi eleito para a presidência do Legislativo estadual em 2021, reconduzido em 2023 e, neste ano, eleito para o terceiro mandato consecutivo.

Ao avaliar o caso, o ministro Gilmar Mendes lembrou que, em 2022, o Supremo vedou a recondução ilimitada de integrantes da mesa diretora do Poder Legislativo estadual.



O tema foi discutido nas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 6688, 6698, 6714 e 7016, quando o Plenário definiu que a recondução é permitida apenas uma vez para as composições formadas no biênio 2021-2022, sem a possibilidade de reeleição para os mesmos cargos nos biênios seguintes.



Além disso, o ministro Gilmar levou em consideração o risco à segurança jurídica e ao interesse social na manutenção de Adolfo Menezes no cargo. Por essa razão, concedeu a liminar para determinar seu afastamento até o julgamento de mérito do caso. E mais: Governo Lula de olho na ‘regulamentação’ dos serviços de ‘vídeo sob demanda’ em 2025. Clique AQUI para ver. (Fonte e foto: STF)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

AtlasIntel simula cenários para 2026 entre Lula e nomes da direita

Pesquisa divulgada pela AtlasIntel nesta terça-feira (11/02/2025) revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente de todos os potenciais adversários para a eleição presidencial de 2026, exceto em um eventual segundo turno contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Nesse cenário, Lula […]