STF inicia hoje (9) julgamento de decisão da Câmara que suspendeu ação penal contra Ramagem

direitaonline

O ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), convocou sessão virtual extraordinária, das 11h desta sexta-feira (9) às 11h da terça-feira (13), para analisar a decisão da Câmara dos Deputados que determinou a suspensão da Ação Penal (AP) 2668 em relação ao deputado Alexandre Ramagem. A sessão foi marcada a pedido do relator da AP, Alexandre de Moraes.

Nesta quinta-feira (8), o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta, encaminhou ofício ao STF informando que a Câmara, em sessão deliberativa extraordinária realizada na quarta-feira (7), “resolveu pela sustação da Ação Penal decorrente do recebimento da denúncia contida na Petição nº 12100, em curso no Supremo Tribunal Federal”.

De acordo com a Constituição Federal (artigo 53, parágrafo 3º), após o recebimento de denúncia contra senador ou deputado por crime ocorrido após a diplomação, o andamento da ação pode ser suspenso pelo voto da maioria dos integrantes da Câmara ou do Senado.

Em 26/3, a Primeira Turma recebeu integralmente a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Alexandre Ramagem, diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no governo Jair Bolsonaro, por supostos delitos de ‘organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado’.

Em seguida, o ministro Cristiano Zanin informou o fato à Câmara dos Deputados para que a casa legislativa pudesse se manifestar sobre a aplicação da regra constitucional em relação ao deputado, especificamente em relação aos supostos crimes praticados após a diplomação: ‘dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado’. E mais: TCU dá 15 dias para INSS explicar como vai ressarcir aposentados. Clique AQUI para ver. (Foto: Ag. Câmara; Fonte: STF)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

2ª menor cidade do Brasil lidera ranking de desenvolvimento municipal

Cidades do interior de São Paulo e do Paraná se destacaram como as mais desenvolvidas do Brasil na última década, de acordo com o novo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado nesta quinta-feira (9). O estudo, elaborado com base em dados oficiais, avalia 5.550 municípios em três áreas fundamentais: […]