STF discutirá vínculo empregatício entre motoristas e plataformas digitais

direitaonline



O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, convocou para 9 de dezembro uma audiência pública para discutir a possibilidade ou não do reconhecimento de vínculo de emprego entre motoristas de aplicativo de transporte e a plataforma digital intermediadora.



Pessoas e entidades interessadas em expor suas posições sobre o tema devem se inscrever até 21 de novembro. A matéria é objeto do Recurso Extraordinário (RE) 1446336, com repercussão geral reconhecida (Tema 1.291).

No recurso, a Uber do Brasil Tecnologia Ltda. questiona decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que entendeu que a relação de um motorista com a plataforma cumpria os requisitos da CLT para o reconhecimento do vínculo de emprego.



Segundo a Uber, esse entendimento afronta os princípios constitucionais da livre iniciativa e da livre concorrência e atinge todo o novo modelo de negócios de “economia compartilhada” de trabalho intermediado por plataformas tecnológicas.



Para Fachin, a questão está conectada aos debates globais sobre as dinâmicas de trabalho na era digital e se revela “um dos temas mais incandescentes na atual conjuntura trabalhista-constitucional, catalisando debates e divergências consistentes”.



O ministro observou que a matéria já está em discussão nos Poderes Legislativo e Executivo, e entende que o Judiciário também deve dialogar com pessoas físicas e jurídicas, entidades, especialistas e instituições e, assim, contribuir para fortalecer a segurança jurídica. E mais: 4 fatos sobre a aposentadoria que todo MEI precisa saber. Clique AQUI para ver. (Foto: EBC; Fonte: STF)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Vendas de imóveis registram queda em São Paulo em setembro

“Muitos consumidores estão sendo excluídos do mercado.” Essa é uma das preocupações do presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, ao analisar os resultados das vendas de imóveis residenciais usados na cidade de São Paulo em setembro. Na comparação com agosto, o volume de casas e apartamentos vendidos no período […]