A SpaceX alcançou um marco importante neste domingo (13) ao recuperar com sucesso o propulsor do megafoguete Starship, após um voo de teste que durou pouco menos de nove minutos. A manobra, considerada crucial para tornar o foguete reutilizável, foi acompanhada de perto por entusiastas e pela própria Nasa, que parabenizou o feito.
O propulsor, batizado de Super Heavy, foi capturado por braços mecânicos apelidados de “palitos”, instalados na torre de lançamento. Um vídeo da operação foi compartilhado pela SpaceX. “Este é um dia para os livros de história da engenharia”, declarou um porta-voz da empresa durante a transmissão ao vivo, enquanto a equipe comemorava o feito.
Elon Musk, fundador da SpaceX, celebrou o sucesso com a frase: “A torre capturou o foguete”, publicada em sua rede social, X. O lançamento ocorreu às 7h25 no horário local (9h25 em Brasília) sob céu claro. Embora o propulsor tenha retornado à plataforma, a parte superior do Starship pousou no oceano Índico uma hora depois.
Este voo marcou o quinto teste do Starship, com Musk comentando: “Segundo dos dois objetivos alcançados”. A SpaceX já havia conseguido uma amerissagem bem-sucedida no mesmo oceano em junho.
A meta da empresa é que tanto o propulsor quanto a parte superior do foguete sejam recuperados e reutilizados após cada voo, visando a um aumento no ritmo de lançamentos e redução de custos. O Starship, o maior foguete do mundo, é visto como fundamental para os planos da SpaceX de colonizar Marte. A Nasa, que conta com o programa para futuras missões à Lua, também felicitou a empresa.
O foguete tem uma estrutura gigantesca: a fase Super Heavy mede 70 metros de altura, enquanto a nave Starship, acoplada no topo, eleva a altura total para 120 metros. Assista abaixo! (Foto: reprodução vídeo; Fonte: Swiss Info)
Dia histórico para a exploração espacial
A @SpaceX de @elonmusk conseguiu pousar o primeiro estágio de seu maior foguete, o Starship, na própria plataforma de lançamento pela primeira vez. O teste com o Super Heavy ocorreu hoje, marcando um grande avanço para a empresa.
— Leandro Ruschel 🇧🇷🇺🇸🇮🇹🇩🇪 (@leandroruschel) October 13, 2024