SpaceX, de Elon Musk, faz história com recuperação de propulsor do Starship

direitaonline



A SpaceX alcançou um marco importante neste domingo (13) ao recuperar com sucesso o propulsor do megafoguete Starship, após um voo de teste que durou pouco menos de nove minutos. A manobra, considerada crucial para tornar o foguete reutilizável, foi acompanhada de perto por entusiastas e pela própria Nasa, que parabenizou o feito.

O propulsor, batizado de Super Heavy, foi capturado por braços mecânicos apelidados de “palitos”, instalados na torre de lançamento. Um vídeo da operação foi compartilhado pela SpaceX. “Este é um dia para os livros de história da engenharia”, declarou um porta-voz da empresa durante a transmissão ao vivo, enquanto a equipe comemorava o feito.



Elon Musk, fundador da SpaceX, celebrou o sucesso com a frase: “A torre capturou o foguete”, publicada em sua rede social, X. O lançamento ocorreu às 7h25 no horário local (9h25 em Brasília) sob céu claro. Embora o propulsor tenha retornado à plataforma, a parte superior do Starship pousou no oceano Índico uma hora depois.

Este voo marcou o quinto teste do Starship, com Musk comentando: “Segundo dos dois objetivos alcançados”. A SpaceX já havia conseguido uma amerissagem bem-sucedida no mesmo oceano em junho.



A meta da empresa é que tanto o propulsor quanto a parte superior do foguete sejam recuperados e reutilizados após cada voo, visando a um aumento no ritmo de lançamentos e redução de custos. O Starship, o maior foguete do mundo, é visto como fundamental para os planos da SpaceX de colonizar Marte. A Nasa, que conta com o programa para futuras missões à Lua, também felicitou a empresa.

O foguete tem uma estrutura gigantesca: a fase Super Heavy mede 70 metros de altura, enquanto a nave Starship, acoplada no topo, eleva a altura total para 120 metros. Assista abaixo! (Foto: reprodução vídeo; Fonte: Swiss Info)

 

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Morre Washington Olivetto, ícone da publicidade, aos 73 anos

O publicitário e escritor Washington Olivetto faleceu neste domingo (13), aos 73 anos, no Rio de Janeiro. Olivetto estava internado há quatro meses no Hospital Copa Star, onde tratava de uma infecção pulmonar. De acordo com sua assessoria, o falecimento ocorreu por volta das 17h15 devido a complicações de pneumonia […]