Conhece o SNE? Sistema do governo oferece desconto de até 40% em multas de trânsito

direitaonline



Ainda pouco conhecido por muitos motoristas, o SNE (Sistema de Notificação Eletrônica) oferece um desconto de até 40% no pagamento de multas de trânsito, sendo uma oportunidade atrativa para aqueles que desejam simplificar o processo de quitação de infrações. Contudo, essa facilidade vem acompanhada de algumas condições importantes que devem ser consideradas antes de aderir ao sistema.

Desenvolvido pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), o SNE é uma plataforma digital que permite aos proprietários de veículos receberem notificações de multas de forma eletrônica, eliminando a necessidade de envio de cartas físicas. O grande atrativo do sistema é o desconto significativo, mas ele só é válido mediante uma importante exigência: o motorista que opta pelo pagamento com desconto precisa renunciar ao direito de contestar a multa.



Isso significa que, ao aceitar o desconto de 40%, o condutor reconhece a infração e não poderá apresentar defesa ou recurso posteriormente. Embora essa condição facilite a resolução rápida de pendências, é fundamental avaliar bem cada situação antes de aderir ao sistema. Para aqueles que preferem contestar multas ou que acreditam que houve erro na notificação, o SNE pode não ser a melhor escolha.

Como funciona:
Para obtenção do desconto de até 40% em multas por infração de trânsito, o proprietário do veículo deve se cadastrar no Sistema de Notificação Eletrônica – SNE.



O SNE é um meio de comunicação virtual, disponibilizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), e permite o envio de notificações, comunicados e documentos em formato digital, relativos a infrações de trânsito.

Ao se cadastrar no SNE, o proprietário do veículo passa a ser comunicado eletronicamente acerca das notificações de autuação e penalidade interestaduais, de responsabilidade de órgãos de trânsito optantes pelo Sistema de Notificação Eletrônica.



O desconto de até 40% é válido até a data de vencimento da multa, caso o usuário opte por não apresentar defesa prévia, nem recurso, reconhecendo o cometimento da infração, conforme art. 284 e 282-A do Código de Trânsito Brasileiro – CTB.

O usuário poderá realizar o cancelamento da adesão do veículo ao SNE a qualquer tempo, voltando a ser comunicado de suas notificações de autuação e penalidades por via postal.

Quem pode utilizar este serviço?
Pessoa jurídica proprietária de veículo;
Pessoa física proprietária de veículo;
Mesmo não possuindo Carteira Nacional de Habilitação – CNH, o usuário poderá aderir ao SNE.



Cadastrar-se no SNE pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT)- (Opção 1)
Instale o app da Carteira Digital no seu celular;
Faça seu login no aplicativo instalado em seu celular e clique em “Infrações”, localizado na tela principal. Você então deverá selecionar se deseja consultar:
• infrações por infrator;
• infrações por veículo.

Na tela do seu celular, aparecerá uma mensagem que diz “Aderir ao SNE”. Você deverá clicar nessa mensagem, preencher seus dados e clicar em “Aderir”.



Aderir ao SNE pelo Portal de Serviços- (Opção 2)
Após fazer o login no Portal de Serviços, você deverá localizar no canto esquerdo da página o bloco “Sistema de Notificação Eletrônica (SNE)” e ali clicar em “Minha Adesão ao SNE”.

Depois de clicar em “Minha Adesão ao SNE”, você deverá preencher seus dados pessoais e clicar em “Aderir”. Você receberá um e-mail para ativar seu cadastro e deverá confirmar a veracidade das informações preenchendo os dados do campo “Documentação”:



Quanto tempo leva?
Atendimento imediato
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, é possível acessar o perfil do SNE.
https://sne.denatran.serpro.gov.br/#/sne/atendimentoUsuario

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Jovem Pan encerra contrato com Amanda Klein

A Jovem Pan decidiu encerrar seu vínculo com a jornalista Amanda Klein e trouxe de volta o repórter Eliseu Caetano para sua equipe. Amanda, que atuava como comentarista no canal, agora se dedicará exclusivamente ao papel de âncora na RedeTV!. Já Caetano, que havia saído da emissora há dois anos, […]