O Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (12), o projeto de lei que estabelece a criação da ‘Alada’, uma nova empresa pública voltada para o setor aeroespacial brasileiro, considerada pela imprensa como a “Embraer do espaço”.
A comparação é feita com a Embraer, que nasceu como estatal e foi privatizada na década de 1990. O texto agora segue para a sanção de Lula. Clique AQUI e APOIE nosso trabalho.
A Alada terá a missão de explorar economicamente a infraestrutura e os serviços de navegação aeroespacial, além de se dedicar ao desenvolvimento de projetos e equipamentos relacionados ao setor.
A empresa será desenvolvida no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Aeronáutica, localizado em São José dos Campos, no interior de São Paulo, cidade onde a Embraer também foi fundada. A nova estatal será uma subsidiária da NAV Brasil.
Além das atividades de navegação, a Alada também será incumbida de realizar projetos e atividades voltadas ao suporte do controle aéreo, conforme estipulado no projeto de lei enviado ao Congresso Nacional.
O Palácio do Planalto divulgou a aprovação, mas não forneceu informações sobre os custos previstos para a implementação e operação da nova estatal. E mais: Venda de celulares ilegais no Brasil alcança 20% do mercado em 2024. Clique AQUI para ver. Clique AQUI e APOIE nosso trabalho. (Foto: PixaBay; Fonte: O Globo)