No dia Internacional da Família, celebrado nesse domingo (15), a Secretária Nacional da Família, Ângela Gandra, falou sobre as ações da Secretaria Nacional da Família do governo Bolsonaro em prol das famílias e da sociedade brasileira.
No seu artigo 226, a Constituição prevê que “A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado”. Através da SNF, segundo ela, o Governo buscou transformar essa letra magna em prática através de diversas ações, como:
– Criação do Observatório Nacional da Família, incentivando o desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionados à temática da família, para otimizar o processo de formulação de políticas familiares.
– Criação do Programa de Equilíbrio Trabalho-Família, fomentando a harmonização entre responsabilidades familiares e profissionais no Brasil.
– Instituição do Programa Município Amigo da Família (PMAF), incentivando municípios brasileiros a realizarem ações destinadas à implementação integrada de políticas familiares e promoção do fortalecimento dos vínculos familiares.
– Lançamento do Projeto Reconecte, fortalecendo os vínculos familiares através do uso adequado das novas tecnologias. A metodologia consiste em 4 oficinas que abordam temas relacionados à tecnologia e sua relação com a família, saúde, educação e segurança digital.
– Projeto Famílias Fortes, para melhorar a qualidade das relações familiares a partir do treinamento de habilidades parentais e socioemocionais, favorecendo o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes e prevenindo comportamentos de risco.
– Lançamento do projeto-piloto Família na Escola, em parceria com o MEC, destinado aos profissionais de educação e famílias de crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais.
– Criação do Projeto Acolha a Vida, trabalho de prevenção através de conscientização e disseminação de informações às famílias para que sejam um espaço de Promoção da Saúde Mental e previnam o sofrimento emocional e a violência autoprovocada.
Assista abaixo