O SBT encerrou o vínculo com o diretor holandês Richard van Esch, conhecido como Richard Vaun, após quase 23 anos de atuação na emissora. Próximo de Silvio Santos (1930-2024), ele era chamado de “assessor do acionista” e desempenhava o papel de representante do apresentador em eventos internacionais, além de buscar novos formatos para a programação.
Segundo a emissora, a saída de Vaun faz parte de uma “reestruturação artística e operacional” iniciada no ano passado. A demissão foi confirmada em nota ao jornalista Flávio Ricco, do portal Leo Dias.
O executivo, que não se manifestou sobre sua demissão, mantém seu perfil no Instagram privado e ainda aparece como funcionário do SBT no LinkedIn. No cargo, ele se descrevia como “assessor do acionista”.
Em 2020, uma reportagem do Notícias da TV apontou que as funções de Vaun na emissora não eram claras, sendo reconhecido apenas como uma pessoa de extrema confiança de Silvio Santos. Apesar de sua proximidade com o empresário, ele não era unanimidade entre a alta cúpula do canal.
Van Esch se destacou por representar o SBT em feiras internacionais, como a MipCancun, em 2022, e o LA Screenings, em maio de 2024, sempre em busca de formatos que pudessem se adequar à grade da emissora.
Entre suas decisões mais polêmicas, está a introdução do Alarma TV, telejornal da Estrella TV conhecido por conteúdos controversos, como cenas de violência explícita, apelo sensual e até escatologia.
Além disso, trouxe o WWE Raw, programa de luta livre. Ambas as atrações enfrentaram rejeição da audiência, o que resultou em quedas significativas no ibope. Apesar disso, Vaun convenceu Silvio Santos a testar os programas em diferentes horários antes de retirá-los definitivamente do ar.
Outra iniciativa do diretor foi o Notícias Impressionantes, apresentado inicialmente por Chris Flores. O programa, uma versão menos apelativa do Alarma TV, foi ao ar por apenas um dia no lugar do Triturando e, devido à rejeição do público, acabou transferido para a madrugada antes de ser cancelado.
Embora sua trajetória tenha sido marcada pela confiança de Silvio Santos e por sua atuação estratégica em eventos internacionais, Richard Vaun acumulou projetos que fracassaram em conquistar a audiência, enfrentando rejeições tanto dentro quanto fora da emissora. E mais: EUA anunciam prisão de 538 imigrantes e realizam deportações. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução; Fonte: Notícias da TV)