Governo Lula discute ‘saída honrosa’ para Paulo Pimenta

direitaonline



Reportagem de O Globo aponta que o governo discute alternativas para ‘uma saída honrosa’ o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, em meio a planos de reformular a estratégia de comunicação do governo. Clique AQUI e APOIE nosso trabalho.

Entre as possibilidades avaliadas estão sua transferência para outra pasta no Palácio do Planalto ou a ocupação da liderança do governo na Câmara.

Em entrevista ao Globo, Pimenta afirmou que conversou com Lula na última segunda-feira e que, até o momento, não recebeu qualquer indicação de mudanças.



“Sou uma pessoa da relação pessoal, de confiança do presidente Lula. Ele sabe que pode contar, tenho uma relação de lealdade do nosso projeto com ele e não há da parte dele nenhuma sinalização para que haja algum tipo de alteração no ritmo do trabalho que está sendo feito na Secom”, declarou o ministro.

As especulações sobre sua saída ganharam força após Lula criticar publicamente, durante um evento do PT, a condução da comunicação governamental, apontando falhas que, segundo ele, precisam ser corrigidas.



Pimenta, por sua vez, reconheceu os desafios e admitiu dificuldades em dar visibilidade às ações ministeriais. Ele ressaltou, no entanto, que o problema não é exclusivo da atual gestão, mas um desafio histórico para a esquerda no Brasil e no mundo. Clique AQUI e APOIE nosso trabalho.

Uma eventual substituição de Pimenta deverá ocorrer em 2024, como parte de uma reforma ministerial mais ampla. O publicitário Sidônio Palmeira, marqueteiro da campanha de Lula em 2022, é o principal cotado para assumir a Secom. No entanto, sua nomeação enfrenta obstáculos, como a necessidade de se afastar de sua empresa para assumir o cargo.



O possível deslocamento de Pimenta também levanta questões sobre outras pastas. A Secretaria-Geral da Presidência, atualmente comandada por Márcio Macêdo, é considerada um destino provável, embora Macêdo seja próximo de Lula e tenha forte relação com movimentos sociais. Outro cenário envolve a liderança do governo na Câmara, hoje ocupada por José Guimarães (PT-CE), que planeja concorrer ao Senado em 2026.

Ainda de acordo com o Globo, aliados de Pimenta apontam que sua atuação na Secom é limitada, já que decisões estratégicas e indicações de cargos-chave partem diretamente de Lula. Nomes como José Chrispiniano e Ricardo Stuckert, com longa trajetória ao lado do presidente, possuem acesso direto a ele, enquanto Brunna Rosa, responsável pelas redes oficiais, tem forte ligação com Janja.



A troca no comando da Secom, caso confirmada, representará a primeira alteração na equipe ministerial próxima a Lula desde o início do mandato, refletindo os esforços do presidente para ajustar a comunicação de seu governo e aprimorar sua relação com a opinião pública. E mais: Lula não apresenta sequelas, mas usará dreno pelos próximos dias. Clique AQUI para ver. (Foto: EBC; Fonte: O Globo)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Médica da Marinha é baleada na cabeça durante cerimônia em hospital no Rio

Na manhã desta terça-feira (10), uma capitão de Mar e Guerra, médica geriatra e superintendente de Saúde do Hospital Naval Marcílio Dias, foi baleada na cabeça enquanto participava de uma cerimônia no auditório da Escola de Saúde da Marinha, no Lins de Vasconcelos, Zona Norte do Rio de Janeiro. Clique […]