Um robô desenvolvido por quatro estudantes norte-americanos conquistou um novo feito impressionante: solucionar um cubo mágico tradicional em apenas 103 milissegundos — tempo inferior ao de um piscar de olhos.
A marca foi oficialmente reconhecida pelo Guinness World Records como a mais rápida resolução de um cubo mágico por uma máquina.
A criação é fruto do trabalho de alunos da Universidade Purdue, localizada em Indiana, nos Estados Unidos. O grupo desenhou e construiu um robô com alta capacidade de processamento visual e controle de movimentos, permitindo que a máquina não só identificasse rapidamente as cores do cubo como também criasse um algoritmo próprio de resolução.
“Resolvemos em 103 milissegundos”, declarou Matthew Patrohay, um dos integrantes da equipe, em nota divulgada pela universidade. “Um piscar de olhos humano leva cerca de 200 a 300 milissegundos. Então, antes mesmo de você perceber que está se movendo, nós o resolvemos.”
A inspiração para o projeto surgiu durante a adolescência de Patrohay, quando assistiu a um vídeo em que alunos do MIT montavam um cubo mágico em 380 milissegundos — na época, o recorde mundial. “Sempre digo que minha inspiração veio de um antigo recordista mundial. No ensino médio, vi um vídeo de alunos do MIT resolvendo o cubo em 380 milissegundos. Pensei: ‘Que projeto incrível. Adoraria tentar superá-lo algum dia’. Agora estou aqui na Purdue, provando que podemos ir ainda mais rápido”, contou.
Um vídeo em câmera lenta mostra em detalhes como o robô realiza o processo de solução, demonstrando a sincronia entre sensores, algoritmos e componentes mecânicos. O projeto não apenas impressiona pela velocidade, mas também pela complexidade e inovação no campo da robótica.
2009 – 1 minuto e 4 segundos por Peter Redmond (Irlanda)
2011 – 5,270 segundos por Mike Dobson e David Gilday (Reino Unido)
2014 – 3,253 segundos por Mike Dobson e David Gilday (Reino Unido)
2015 – 2,39 segundos por Zackary Gromko (EUA)
2016 – 0,9 segundos por Jay Flatland e Paul Rose (EUA)
2016 – 0,887 segundos por Albert Beer (Alemanha)
2016 – 0,637 segundos por Albert Beer (Alemanha)
2018 – 0,38 segundos por Ben Katz e Jared Di Carlo (EUA)
2024 – 0,305 segundos pelo Component Production Engineering Center, Mitsubishi Electric Corporation (Japão)
2025 – 0,103 segundos por Matthew Patrohay, Junpei Ota, Aden Hurd e Alex Berta (EUA) (Foto: Guinness Book; Fonte: Revista Galileu)