Resgate detecta ‘sons de batidas’ em área onde submarino do Titanic desapareceu

direitaonline



Equipes de resgate correm contra o tempo para encontrar o submarino turístico que tinha como objetivo visitar os destroços do Titanic. A embarcação está desaparecida desde domingo (18), com cinco pessoas a bordo.

Dois meios de comunicação dos EUA noticiaram um memorando interno vazado enviado ao Departamento de Segurança Interna americano que diz que uma aeronave canadense detectou “sons de batidas” subaquáticas em intervalos de 30 minutos vindos da área de busca.

“O P8 [aeronave canadense] ouviu sons de batidas na área a cada 30 minutos. Quatro horas depois, um sonar adicional foi implantado e batidas ainda eram ouvidas”, noticiou a revista Rolling Stone.

A CNN também relatou uma atualização interna enviada na noite de terça-feira, sugerindo que mais sons foram captados.

À imprensa, o contra-almirante John Mauger informou que busca é “incrivelmente complexa” e parceiros da comunidade internacional trabalham para encontrar o submersível. Uma aeronave com bóias de sonar detectou ruído na água ontem, mas “não sabemos a origem desse ruído”. Muitos objetos de metal estão no local do Titanic – o que pode ser a fonte do ruído.

O barulho é “um alvo, é um foco para a gente olhar”, com embarcações posicionadas nas proximidades. As equipes continuarão procurando “enquanto houver uma oportunidade de sobrevivência “, com mais embarcações trabalhando no local de busca e aeronaves voando acima.

Mauger termina dizendo que eles continuarão trabalhando e usando todos os recursos para a busca “enquanto houver uma oportunidade de sobrevivência” e que mais embarcações estarão trabalhando no local de busca e continuarão a voar no ar acima.

As equipes de resgate também devem procurar pelo submarino de 6,7 m de comprimento em profundidades que podem chegar a quase 4 km. Isso deve ser feito em parte porque sinais de rádio e GPS não podem viajar pela água.

Oxigênio até quinta (22)
O oxigênio do submarino, que sumiu na segunda-feira (19), enquanto se arriscava numa expedição aos destroços do Titanic, deve chegar ao fim na manhã de quinta-feira (2)2. A estimativa é da Guarda Costeira dos Estados Unidos. Cinco pessoas estão a bordo da embarcação, que desapareceu no Atlântico.

“Sabemos que restam cerca de 40 horas de ar respirável, com base no relatório inicial”, disse o capitão Jamie Frederick, do Primeiro Distrito da Guarda Costeira, em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, 20.

Alertas
Em 2018, especialistas da Marine Technology Society escreveram para Stockton Rush, o executivo-chefe da OceanGate, expressando “preocupação unânime” sobre o Titã.

Na carta descoberta pelo The New York Times,seus autores alertaram sobre possíveis problemas “catastróficos” com seu design.

Eles também disseram que a OceanGate estava fazendo afirmações “enganosas” sobre seu design exceder os padrões de segurança da indústria.

“É nossa opinião unânime que este processo de validação por terceiros é um componente crítico nas salvaguardas que protegem todos os ocupantes submersíveis”, dizia a carta.

O NYT disse que a OceanGate se recusou a comentar a carta. A Marine Technology Society é uma comunidade de engenheiros oceânicos, tecnólogos, formuladores de políticas e educadores que promovem a conscientização e a aplicação da tecnologia marítima.


Fonte: BBC; Oeste
Foto: reprodução vídeo e redes sociais

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Bolsonaro pede que Moraes vote com “imparcialidade” em ação que vai julgar inelegibilidade

Um dia antes de o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) iniciar o julgamento que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível, ele foi hoje (21) ao Senado e disse esperar que o ministro Benedito Gonçalves, relator do caso na Corte, “mude o seu voto”. Bolsonaro esteve no gabinete do seu filho […]