Líderes do Reino Unido, Canadá e Holanda anunciaram a formação de uma coalização contra o presidente russo, Vladimir Putin. O plano é fazer, segundo o trio, com que a Rússia fracasse no plano de invadir a Ucrânia. A guerra já se estende por 12 dias.
Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (07), Boris Johnson detalhou a estratégia, que terá apoio militar e financeiro à Ucrânia. “O cerco se fecha cada vez mais contra Putin. Coalizão militar e econômica fará Putin perder”, explicou o primeiro-ministro. O anúncio de Boris Johnson foi realizado logo após uma reunião com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e o da Holanda, Mark Rutte.
A ideia do novo bloco é fornecer mais armamentos de guerra à Ucrânia e estrangular financeiramente o país de Putin. O ocidente trabalha para tentar deixar de comprar petróleo russo, conforme já havia comentado a porta-voz da Casa Branca na semana passada. Para isso, Joe Biden estuda até mesmo recorrer ao Petróleo da Venezuela, o que poderia ser seguido por outros países da Europa.
Resposta russa
Em resposta, dois integrantes do alto escalão do governo russo alertaram que o envio de armas à Ucrânia causará “escalada catastrófica”. Segundo a agência de notícias russa Interfax, o ministro de relações exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, tratou do assunto nesta segunda-feira (7).
E veja também: Parte dos brasileiros já pode resgatar valores esquecidos em bancos. Clique aqui para ver.
Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
encurtador.com.br/bzRXZ
Fontes: Metrópoles; O Globo