A região do Parque Dom Pedro II, um dos marcos históricos do centro de São Paulo, está prestes a ganhar uma nova cara. A Prefeitura, sob a gestão de Ricardo Nunes (MDB), planeja lançar em 2025 uma licitação para um projeto de revitalização, avaliado em R$ 2,4 bilhões, por meio de uma parceria público-privada (PPP). As obras devem começar em 2026 e têm conclusão prevista para cinco anos. Clique AQUI e APOIE nosso trabalho.
O projeto, denominado PPP Parque Dom Pedro II, propõe intervenções significativas no transporte público, sistema viário e infraestrutura da área, além da criação de espaços para comércio, eventos e maior integração com o meio ambiente.
Transformações na mobilidade
Entre as mudanças previstas, destaca-se a integração do terminal de ônibus com a estação de metrô Pedro II, o Expresso Tiradentes e os futuros BRT da Radial Leste e VLT do Centro. Atualmente, a estação de metrô da Linha 3-Vermelha e o terminal de ônibus estão separados pelo Rio Tamanduateí, dificultando o acesso dos usuários.
Além disso, a obra contempla a demolição dos viadutos Antônio Nakashima e 25 de Março, que serão substituídos por uma nova ponte, intervenções na Rua da Figueira e na Avenida Mercúrio, e ampliação da Avenida do Exterior.
Novos espaços e áreas verdes
O projeto também busca ampliar as áreas verdes, com a criação de lagoas para drenagem e espaços arborizados. Quiosques, galerias comerciais e locais para eventos estão previstos, com a proposta de transformar o parque em um ponto cultural e recreativo.
Embora inspirado em um plano urbanístico de 2011, elaborado na gestão de Gilberto Kassab (PSD), a PPP traz mudanças significativas, como a instalação de grades ao redor do parque e portarias de acesso, medida que não constava no plano original.
Concessão e uso público
A concessionária vencedora terá o direito de administrar o parque por 30 anos, oferecendo programação gratuita, mas poderá organizar eventos privados mediante cobrança de ingressos, como ocorre no Vale do Anhangabaú e no Parque Ibirapuera.
Com sessão de licitação marcada para janeiro de 2025 e contrato a ser assinado no primeiro trimestre do mesmo ano, o projeto promete resgatar a relevância histórica do Parque Dom Pedro II, que foi o primeiro parque urbano de São Paulo, inaugurado em 1922, e parte do rico patrimônio cultural da cidade. Veja abaixo fotos do projeto! E mais: Navio chinês é suspeito de cortar cabos submarinos de internet. Clique AQUI para ver.