Rede de Supermercado Dia deixa Brasil após vender todas as lojas no país

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O grupo varejista espanhol ‘Dia’ anunciou na sexta-feira (31) que decidiu vender suas operações no Brasil por um valor simbólico de 100 euros, concentrando-se em mercados mais lucrativos como Espanha e Argentina. A aquisição será feita pela gestora de ativos brasileira MAM Asset Management, pertencente ao Banco Master, conforme comunicado ao órgão regulador do mercado de ações espanhol.

Além da venda, o Dia se comprometeu a transferir 39 milhões de euros para sua unidade brasileira antes de finalizar o acordo. A transação resultará em um impacto contábil negativo de 101 milhões de euros no balanço da empresa.

Em março, o Dia já havia anunciado o fechamento de mais de 300 lojas e três centros de distribuição no Brasil devido a resultados financeiros negativos no último ano. No entanto, informou que continuaria operando suas 244 unidades em São Paulo.

Desde sua entrada no mercado brasileiro em 2001, o Dia investiu significativamente no país, mas esses investimentos não geraram o retorno esperado, segundo a subsidiária brasileira. Como resultado, a empresa decidiu focar suas operações em mercados onde já possui uma posição relevante, como Espanha e Argentina.

A empresa planeja submeter seu plano de recuperação judicial à Justiça até a próxima segunda-feira, conforme informações do Valor Econômico.

O novo controlador do grupo, através de um fundo, e os credores estão negociando as condições desse plano. O plano inclui a criação de uma categoria de credores colaboradores que não terão cortes na dívida em troca da manutenção das condições comerciais de venda.

A subsidiária brasileira do Dia teve seu pedido de recuperação judicial aprovado no início deste ano, com dívidas que somam 1,1 bilhão de reais. As operações da rede de supermercados em São Paulo empregam mais de 2.500 trabalhadores. O grupo Dia no Brasil não respondeu imediatamente a pedidos de comentário sobre a reportagem do jornal ‘Valor’.

Em resumo, a saída do grupo Dia do mercado brasileiro representa uma tentativa de reorientar seus esforços e recursos para regiões onde suas operações são mais rentáveis.

A venda das operações no Brasil, apesar de resultar em perdas contábeis significativas, é vista como um passo necessário para reduzir a dívida e concentrar-se em mercados estratégicos para o futuro da empresa. E mais: Javier Milei se reúne com Mark Zuckerberg. Clique AQUI para ver. (Foto: divulgação (reprodução UOL); Fonte: UOL)

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