Acabou o amor? Buscas na internet por termos sobre ‘Dia dos Namorados’ apresenta queda no Brasil

direitaonline



A data mais romântica do ano chegou para os brasileiros. Comemorado hoje, 12 de junho, nosso ‘Dia dos Namorados se difere de outros países desde 1949, quando o publicitário João Dória, pai do ex-governador de São Paulo, transferiu a data para o meio do ano por uma questão comercial.

Segundo ele, passado o Carnaval e o Dia das Mães, havia um grande buraco de vendas até o Dia dos Pais, em agosto. Por isso, a estratégia foi passar a comemoração para o dia anterior ao casamenteiro Santo Antônio. Mas como está o desempenho da data atualmente? O interesse dos brasileiros é realmente alto pelo Dia dos Namorados?

Para entender essa questão, a Semrush, plataforma de gerenciamento de visibilidade online, monitorou as buscas na internet nos últimos cinco anos.

De acordo com a pesquisa, apesar de junho de 2022 apresentar o maior pico do ano no número de buscas relacionadas a temas românticos, o total de pesquisas do mês vem apresentando queda desde 2019. Confira:

• Junho de 2019 – 9.002.330 de pesquisas;
• Junho de 2020 – 4.569.350 de pesquisas;
• Junho de 2021 – 4.103.350 de pesquisas;
• Junho de 2022 – 3.093.640 de pesquisas.

Comparando o total de buscas de junho de 2019 com junho de 2022, podemos notar que o interesse dos brasileiros registrou uma queda de 65.64%.

Para fazer o estudo, a plataforma utilizou palavras-chaves como ‘flores’, Dia dos Namorados, presente para namorada, presentes para namorado, jantar romântico, ideias Dia dos Namorados, anel de compromisso, além de outras dezenas de termos ligados ao romance. Veja como foi o ranking das pesquisas em junho do ano passado:

1. Dia dos Namorados – 1.220.000
2. Flores – 550.000
3. Buquê de flores – 201.000
4. Presentes para namorada – 201.000
5. Cesta Dia dos Namorados – 201.000
6. Decoração Dia dos Namorados – 110.000
7. Anel de compromisso – 74.000
8. Jantar romântico – 60.500
9. Jantar Dia dos Namorados – 60.500
10. Dia dos Namorados Brasil – 60.500

“Se olharmos para os números anteriores, veremos que a tendência para 2023 é que o interesse dos brasileiros continue a cair. Entretanto, é preciso falar que os números ainda são altos. Para quem trabalha com o comércio online, em especial para itens do universo romântico, utilizar as palavras-chaves mais procuradas na internet é uma estratégia para potencializar as vendas da loja”, explica Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil. Clique AQUI para acessar a plataforma.


Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Pixa Bay

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Senado já tem data para sabatina de Zanin

Ao contrário do tempo que levou para agendar a sabatina de André Mendonça, o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Davi Alcolumbre (União-AC), agendou com certa ‘celeridade’ a sabatina do advogado Cristina Zanin. Segundo ele, Zanin, que foi advogado de Lula nas acusações da lava Jato, […]