Quantos fiéis tem a Igreja Católica e em qual região mais cresceu?

direitaonline

A mais recente edição do ‘Annuario Pontificio 2025’ aponta que o número de católicos no mundo ultrapassou a marca de 1,4 bilhão em 2023, representando um acréscimo de 1,15% em comparação ao ano anterior.

A principal força desse avanço foi a África, onde o total de fiéis cresceu 3,31%, atingindo 281 milhões. O relatório enfatiza o crescimento significativo em países como a República Democrática do Congo, com 55 milhões de seguidores, e a Nigéria, com 35 milhões.

Nas Américas, que reúnem quase metade da população católica do planeta, o crescimento foi mais discreto, mas o continente manteve sua liderança com 47,8% do total global. O Brasil, por sua vez, continua sendo o país com maior número de católicos: são 182 milhões, o equivalente a 13% da comunidade católica mundial.

Na Ásia, o avanço foi mais modesto, de apenas 0,6%, com destaque para Filipinas e Índia como os principais polos do catolicismo regional.

A Europa, embora ainda reúna 20,4% dos católicos do mundo, apresentou o menor crescimento entre todas as regiões: apenas 0,2%. Mesmo com altas taxas de católicos em países como Itália, Polônia e Espanha, o continente europeu enfrenta estagnação populacional e envelhecimento, fatores que preocupam a liderança da Igreja.

Já na Oceania, o número de fiéis teve alta de 1,9%, somando pouco mais de 11 milhões de católicos.

Em relação à hierarquia, o número de bispos aumentou em 1,4%, chegando a 5.430 no mundo. América e Europa concentram a maioria, mas a África se destaca com uma proporção maior de bispos por número de fiéis, evidenciando a necessidade crescente de atuação pastoral.

Quando se trata do clero, o total de sacerdotes teve uma leve redução de 0,2%. Contudo, África e Ásia foram exceções: registraram crescimentos de 2,7% e 1,6%, respectivamente.

“A escassez de padres é especialmente visível na América do Sul, na África e na América Central”, aponta o relatório, que ressalta que a quantidade de religiosos ainda não acompanha o número crescente de católicos nessas regiões. E mais: Aumento de deputados na Câmara vai refletir também nas Assembleias estaduais. Clique AQUI para ver. (Foto: Exame; Fonte: Vatican News)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Santa Catarina aposta no trabalho prisional e lidera modelo de ressocialização no Brasil

Santa Catarina tem se consolidado como referência nacional em políticas de reintegração social por meio do trabalho no sistema prisional. Atualmente, três em cada dez pessoas privadas de liberdade no estado desempenham atividades remuneradas, o que representa 30% do total de 28,1 mil detentos. O índice supera a média nacional, […]