O PT, partido de Lula, enviou ontem (7) à noite, uma notificação extrajudicial ao Google por causa de uma sugestão de pesquisa ‘lula corrupção’ quando o usuário procurava ‘lula coroação’, relacionado à ida do petista a Londres para a cerimônia do Rei Charles III. A informação é do jornal O Globo.
A função ‘você quis dizer’ do buscador é frequentemente exibida pelo Google nas milhões de pesquisas realizadas diariamente. Às vezes por causa de erro no momento em que o usuário digita o que procura na barra de pesquisa ou porque os termos pesquisados e sugeridos são semelhantes.
A ação do partido vem depois que o influenciador Felipe Neto marcou o perfil de Lula no Twitter com essa ‘denúncia’ de manipulação de resultado.
Aí já começa a parecer sacanagem… pic.twitter.com/g1rOhxHw9a
— Felipe Neto 🦉 (@felipeneto) May 5, 2023
Segundo o Globo, o ofício assinado por Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, o partido quer explicações pela “associação ilógica” e alega que o buscador agiu ‘sem transparência’.
E mais: o PT afirma que a associação configura “abuso de poder econômico e violação do direito de livre consciência dos cidadãos brasileiros”.
“A Notificada (Google) está valendo-se do seu poder econômico e quase monopólio virtual para manipular a opinião pública em favor dos seus interesses privados, violando o art. 5º, inciso VI, da Constituição Federal”, diz trecho.
O partido também menciona o posicionamento do Google em relação ao ‘PL das Fake News’, proposta de regulamentação das redes sociais defendida ferozmente pelo governo federal. “Há menos de uma semana a notificada utilizou seu poder econômico e sua posição de importante plataforma de pesquisas, para, irregularmente, manipular a opinião pública contra um projeto de lei no Congresso Nacional – a notificada buscou interferir na soberania nacional para fazer prevalecer seus interesses privados”.