Saiba quanto o PT gasta para impulsionar campanhas ‘rico x pobres’ nas redes

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Com o governo enfrentando seu pior momento político desde o início do atual mandato, o PT decidiu investir em uma estratégia de comunicação direta com o público.

A legenda tem impulsionado publicações nas redes sociais para defender uma de suas principais pautas econômicas: o aumento da carga tributária sobre aqueles que considera como ‘super-ricos’.

De acordo com levantamento do portal Poder360, entre os dias 26 de junho e 4 de julho, o partido desembolsou pelo menos R$ 173 mil em anúncios pagos no Instagram e no Facebook.

As mensagens promovem a ideia de que bilionários, instituições financeiras e empresas do setor de apostas esportivas evem contribuir com mais impostos. A ofensiva online foi batizada informalmente de “taxação BBB”, em alusão a bilionários, bancos e bets.

As peças publicitárias adotam um tom crítico e sugerem que há resistência dentro do Congresso Nacional à proposta do Executivo. Em uma das imagens mais divulgadas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece segurando uma placa com a frase “taxação dos super-ricos!”. Esse conteúdo específico recebeu R$ 3 mil em impulsionamento em apenas um dia.

A peça com maior verba destinada até o momento traz o slogan “Quem tem mais paga mais: taxação BBB” e consumiu cerca de R$ 90 mil em cinco dias. Segundo aliados do governo, a intenção é influenciar a opinião pública e pressionar o Legislativo a avançar com a proposta tributária, que encontra resistência em setores econômicos e parte do Congresso.

Na avaliação da advogada especializada em direito eleitoral Marilda Silveira, ouvida pelo veículo, a prática de impulsionar publicações fora do período eleitoral é legal. “A lei autoriza impulsionamento em redes, mas não na TV ou rádio”, explicou ela.

A campanha ocorre em meio a um cenário de desgaste político, com críticas crescentes no Legislativo e insatisfação popular refletida em pesquisas de opinião. Para o Planalto, reconquistar apoio popular pode ser decisivo para dar fôlego à agenda econômica de Lula no segundo semestre. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: Poder360)

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