O PSDB anunciou oficialmente que pretende lançar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, como candidato à Presidência da República nas eleições de 2026. A confirmação foi feita pelo presidente nacional da sigla, Marconi Perillo, em entrevista à CNN Brasil nesta quarta-feira (15).
De acordo com Perillo, Eduardo Leite reúne o perfil ideal para liderar uma alternativa política no cenário nacional. Ele foi descrito como um político “culto, preparado e conciliador”.
O governador gaúcho já se destacou como uma opção da chamada “terceira via” em 2022, mas renunciou ao cargo de governador naquele ano para disputar a Presidência, desistindo da candidatura devido a divergências internas no PSDB. Retornou à disputa estadual e se tornou o primeiro governador reeleito no Rio Grande do Sul desde a redemocratização.
Em visita a Pequim, em 2025, Eduardo Leite afirmou que ainda não era o momento para discutir sua candidatura, mas demonstrou “disposição” para concorrer à Presidência. Agora, com a confirmação do partido, ele se consolida como a aposta tucana para as eleições de 2026.
Além disso, o PSDB está em processo de reestruturação. Marconi Perillo revelou que a legenda busca uma fusão ou incorporação com outro partido até março de 2025. A intenção é unir forças com uma sigla que compartilhe valores ideológicos semelhantes, formando uma coalizão capaz de oferecer uma alternativa sólida à polarização que domina o cenário político brasileiro.
Segundo reportagem da ‘Coluna do Estadão’, dirigentes tucanos vêm dialogando com líderes de outras legendas, como o PSD, presidido por Gilberto Kassab, e o MDB, liderado pelo deputado Baleia Rossi.
As negociações são parte de uma estratégia para ampliar a base de apoio e fortalecer o PSDB nas próximas eleições. E mais: PGR se manifesta sobre ida de Bolsonaro à posse de Trump. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução site oficial; Fonte: CNN; Estadão)