Em um discurso de 7 minutos, o presidente em exercício, Hamilton Mourão, falou aos brasileiros na noite de véspera de Ano-Novo. O senador eleito pelo Rio Grande do Sul fez defesa das realizações do governo Bolsonaro e afirmou que o atual governo entrega ao governo petista um país livre da corrupção sistêmica e com perspectiva de crescimento econômico.
Na parte mais ‘polêmica’, defendeu as Forças Armadas e disse que os militares são vitimas de críticas injustas por conta de brigas entre os representantes dos três Poderes. Muita gente entendeu até mesmo como uma crítica ao presidente Bolsonaro ao mencionar que lideranças” que, por meio do “silêncio” e do “protagonismo inoportuno e deletério”, contribuíram para um “clima de caos”.
“Lideranças que deveriam tranquilizar e unir a nação em torno de um projeto de país deixaram com que o silêncio ou o protagonismo inoportuno e deletério criasse um clima de caos e desagregação social e, de forma irresponsável, deixaram com que as Forças Armadas, de todos os brasileiros, pagassem a conta, para alguns por inação e por outros por fomentar um pretenso golpe”, disse Mourão.
Também foi percebida a falta, no discurso de Mourão, da importância de “Deus” presente na vida dos brasileiros, como sempre fez o presidente Bolsonaro em seus últimos três discursos.
Mourão assumiu a Presidência interinamente na tarde dessa sexta-feira (30), quando o presidente Bolsonaro viajou para os Estados Unidos, para um período de férias de ao menos um mês. O general já avisou que não passará a faixa para Lula (PT). Assista abaixo ao discurso do vice-presidente e presidente em exercício, Hamilton Mourão, neste sábado (31).